Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO
English Version

Hospital da Mulher amplia oferta de mamografia durante o 'Outubro Rosa'

Iniciativa integra a campanha estadual 'Vem te Cuidar!', e busca fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero

Por Helen Alves (HMPA)
07/10/2025 18h43

Como parte das ações da campanha “Vem te Cuidar!”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, iniciou nesta terça-feira (7) a ampliação da oferta de exames de mamografia. A iniciativa integra o conjunto de estratégias voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce dos cânceres de colo de útero e de mama, em alusão ao movimento Outubro Rosa.

A ação é resultado de parceria firmada com a Coordenação Estadual de Oncologia da Sespa, que possibilita a oferta de vagas para mamografia. O objetivo é facilitar o acesso das mulheres aos serviços de rastreamento, garantindo o agendamento daquelas que forem captadas nas ações de saúde realizadas ao longo da campanha.

Para a diretora-geral do HMPA, Nelma Machado, a mobilização representa um importante reforço nas políticas públicas de saúde para o público feminino. Segundo ela, o “Outubro Rosa é um período em que intensificamos o cuidado e a atenção à saúde da mulher. Com essa ampliação, conseguimos oferecer mais oportunidades de diagnóstico precoce, que é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura. Nosso compromisso é acolher essas mulheres com responsabilidade, agilidade e sensibilidade”.

Além da ampliação dos exames, o HMPA realiza ações educativas e de promoção da saúde, reforçando a importância da prevenção, do autocuidado e do acompanhamento regular.

Documentos necessários - No dia marcado para o exame, as pacientes devem apresentar, além do encaminhamento, a requisição médica para mamografia, devidamente preenchida, além dos documentos pessoais originais e cópias (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).

A mobilização busca, acima de tudo, aproximar os serviços de saúde das mulheres, garantindo que mais pessoas tenham acesso a exames fundamentais para a detecção precoce do câncer e, assim, salvar vidas por meio da informação e do cuidado contínuo.