Governo do Estado participa da abertura oficial do Círio 2025 e reforça apoio à festividade
Missa celebrada na Basílica Santuário de Nazaré marcou o início da 233ª edição do Círio de Nazaré, com as presenças do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan

A Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, registrou mais um momento de fé e emoção na noite desta terça-feira (7), durante a celebração da missa que marcou a abertura oficial do Círio de Nazaré 2025. O governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e a primeira-dama Daniela Barbalho participaram da celebração, presidida por Dom Júlio Akamine, arcebispo metropolitano de Belém.
O rito religioso, que reuniu centenas de fiéis, também contou com a presença de integrantes da Diretoria da Festa, do Clero, do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. Após a missa, os devotos acompanharam o tradicional acendimento da iluminação da fachada da Basílica — ato simbólico que marca o início oficial da 233ª edição da maior manifestação religiosa do Pará.

Fé e encantamento - O governador Helder Barbalho destacou o significado do Círio para o povo paraense, e reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento da festividade, que movimenta a economia, o turismo e a cultura do Pará.
“Aqueles que nos visitam certamente se emocionam, mas nós que vivemos aqui sentimos uma emoção ainda mais especial, que a cada ano se renova com Maria pelas ruas de Belém, derramando bênçãos e abrindo seu manto para acolher todas as famílias. Quero dizer que, por mais um ano, o governo do Estado vem se somar ao apoio à festa, fazendo um repasse de R$ 2 milhões, colaborando para que este evento extraordinário continue mobilizando e encantando a nossa capital”, ressaltou o governador.
Helder Barbalho também reiterou o compromisso do Estado em apoiar o projeto de construção do Centro de Eventos de Nossa Senhora de Nazaré, que deverá ser erguido próximo à Basílica.

“Quero reforçar, Dom Júlio, o que lhe disse em nosso primeiro encontro. Ano passado, Dom Alberto articulou junto com os dirigentes do Círio para que pudéssemos edificar um grande centro de eventos de Nossa Senhora de Nazaré. Quero reafirmar o compromisso do governo do Estado de disponibilizar o valor de R$ 40 milhões, recursos necessários para a construção dessa estrutura fantástica, que servirá a todo o povo que adora Maria e a todos nós, paraenses”, assegurou o governador.
Movimentação - Uma das maiores expressões de religiosidade do mundo, o Círio de Nazaré tem ainda forte impacto social, cultural e econômico. A festividade movimenta o turismo, o comércio, a rede hoteleira e o setor de transporte, ao atrair visitantes de todas as regiões do Brasil e do exterior.
A abertura oficial do Círio 2025 contou ainda com apresentações musicais e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. A programação prossegue durante a semana com eventos religiosos e culturais, culminando no domingo (12), com a grande procissão pela manhã, que levará a Imagem Peregrina pelas ruas de Belém, acompanhada por milhões de devotos.