Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
English Version

Governo abre edital para eventos do Pavilhão Pará na Green Zone durante a COP30

Chamada pública, voluntária e gratuita, recebe inscrições, de 8 a 19 de outubro, para compor a programação do espaço paraense na conferência global

Por Jamille Leão (SEMAS)
08/10/2025 11h04
Governo do Pará lança edital para seleção de propostas para programação oficial do Pavilhão Pará, na Zona Verde (Green Zone)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), abriu, nesta quarta-feira (8), o edital para seleção de propostas de eventos que vão compor a programação oficial do Pavilhão Pará, na Zona Verde (Green Zone) — espaço que reunirá as vozes e iniciativas da sociedade paraense durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. A participação no processo é voluntária e gratuita, com inscrições até o próximo dia 19 de outubro. O objetivo é garantir uma participação ampla e inclusiva na maior conferência climática do planeta.

“Ter o Pavilhão Pará como um espaço na Green Zone será uma vitrine para mostrar o que temos de mais inovador e transformador em políticas públicas e práticas de sustentabilidade. Nosso objetivo é garantir que a sociedade paraense, em toda a sua diversidade e pluralidade, tenha voz e protagonismo na COP30, mostrando ao mundo que é possível conciliar desenvolvimento, ciência, pesquisa, floresta viva e inclusão social. Essa chamada pública, gratuita e voluntária, reforça o compromisso do Governo do Pará com a participação coletiva na construção de soluções climáticas de alcance global”, destaca o secretário estadual de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão

Como participar – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no link de inscrição, entre os dias 8 e 19 de outubro de 2025, até às 23h59 (horário de Belém). Cada inscrição deverá conter um resumo da proposta, declaração assinada pelo dirigente da instituição confirmando a veracidade das informações e o nome do responsável pela proposta, além do currículo resumido do(a) coordenador(a) do painel. O edital completo, com todos os detalhes do processo, pode ser consultado neste link

As propostas deverão apresentar as informações solicitadas no edital, como título e temática da proposta, breve descrição dos objetivos, instituição proponente, segmento representado, nome do coordenador responsável, indicação de painelistas e contato de e-mail, endereço e telefone. Elas podem ser inscritas nas modalidades de Painéis Temáticos, voltados a debates com até quatro participantes e um moderador; Apresentações Técnicas, que destacam experiências, projetos ou políticas públicas; e Reuniões Colaborativas, voltadas a encontros institucionais, lançamentos e redes de cooperação. Cada evento terá duração máxima de 50 minutos.

Após a inscrição, as propostas serão analisadas por um Comitê Técnico do Governo do Estado, com base em critérios como pertinência temática, ação climática concreta, pluralidade, participação internacional e capacidade de mobilização. O resultado final será publicado no dia 24 de outubro de 2025, no site da Semas. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

Pavilhão Pará – Montado na Zona Verde, o Pavilhão Pará foi concebido para promover o protagonismo do Pará e da sociedade paraense em soluções climáticas inovadoras, incentivando a participação plural e inclusiva na agenda oficial da COP30. O espaço busca dar visibilidade a projetos, políticas públicas, tecnologias e iniciativas com potencial de transformação climática, além de conectar experiências locais com práticas globais de mitigação, adaptação e financiamento climático.

Com programação diária durante a conferência, o pavilhão pretende reunir governos locais e subnacionais, setor privado, organizações não governamentais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, juventudes, academia e sociedade civil em torno do debate sobre soluções concretas para o enfrentamento da crise climática, a valorização da floresta viva e a promoção de modelos de desenvolvimento inclusivos e sustentáveis.

O ambiente será voltado a reuniões bilaterais, painéis, exposições e eventos temáticos, além de possibilitar lançamentos de iniciativas, divulgação de resultados de pesquisas, troca de experiências internacionais e fortalecimento de redes de cooperação voltadas à implementação dos compromissos climáticos nacionais e globais.

Serviço:
Edital e formulário de inscrição: https://www.semas.pa.gov.br/greenzonecop30/
Período de inscrição: 8 a 19 de outubro de 2025 (até 23h59, horário de Belém)
Dúvidas: [email protected]