Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CNH PAI D'ÉGUA
English Version

Detran divulga aprovadas no CNH Pai D'égua-Mães Atípicas no Baixo Amazonas e Xingu

Ao todo, 700 vagas foram preenchidas em 29 municípios

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
08/10/2025 16h34

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou, nesta quarta-feira (8), a lista de candidatas aprovadas no Programa Social CNH Pai D'égua – edição especial para Mães Atípicas nas regiões de trânsito de Santarém, Altamira e Itaituba. Todas as 700 vagas foram preenchidas, contemplando 29 municípios do Baixo Amazonas e Xingu.

Nessas regiões, estão incluídos os municípios de Altamira, Anapu, Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Senador José Porfírio, Santarém, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu. 

Nestas cidades, as inscrições ocorreram de 22 a 24 de setembro, exclusivamente para mães de Pessoas com Deficiência (PcD) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. 

O CNH Pai D'égua é um programa do governo do Estado, coordenado pelo Detran, que tem como objetivo principal a geração de renda para os beneficiários. No caso da edição especial para mães atípicas, além de abrir possibilidades de inserção no mercado de trabalho, o programa busca facilitar a mobilidade das mães no cotidiano, que quase sempre envolve múltiplas atividades e tratamento médico dos dependentes PcDs.

A coordenadora do Programa, Ana Carolina Sampaio, explica que as mães aprovadas devem atentar ao calendário do edital, que inclui ainda a entrega do passaporte e a matrícula ainda neste mês. “Essas próximas etapas são cruciais para a oficialização das mães no programa, pois incluem a apresentação dos documentos obrigatórios descritos no edital, incluindo comprovante de inscrição no CadÚnico, escolaridade e laudo médico, entre outros”, detalha.

Já as mães não classificadas que quiserem recorrer da lista de aprovadas podem enviar a solicitação para o e-mail [email protected] até o próximo dia 10. A lista geral de aprovadas nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu está disponível no site do Detran.