Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E PESQUISA
English Version

Fapespa e Confap participam do Science and Technology for Society Forum (STS) em Kyoto, no Japão

Desde sua primeira edição, em 2004, o evento consolidou-se como um dos mais relevantes do mundo na área

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
08/10/2025 17h10
Presidente da Fapespa, Marcel Botelho, à direita, com a comitiva do Confap

Uma das maiores plataformas internacionais dedicadas à ciência, tecnologia e suas implicações para a sociedade, o Science and Technology for Society Forum (STS) está sendo realizada em Kyoto, no Japão. Desde sua primeira edição, em 2004, o evento consolidou-se como um dos mais relevantes do mundo na área. Trata-se da 22ª Reunião Anual do Fórum STS, aberta no último domingo (5), com a presença do 126° Imperador do Japão, Naruhito.

Neste ano, pela primeira vez, o Fórum STS conta com a participação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), representado pelo presidente da entidade, Márcio de Araújo Pereira, e pelo vice-presidente, Marcel do Nascimento Botelho, que também presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e representa o governo do Pará.

O encontro reúne, anualmente, nomes de destaque da ciência, lideranças globais da política, do setor empresarial, da indústria e da academia para discutir os desafios da ciência e tecnologia para o futuro da humanidade. Em 2024, a 21ª edição do Fórum contou com cerca de 1.400 participantes, incluindo cientistas laureados com o Prêmio Nobel, líderes de mais de 80 países, ministros de Estado, reitores e executivos de empresas multinacionais, em uma agenda global e interdisciplinar.

De quinta-feira (9) a sábado (11), os convidados participam da programação de encerramento do Fórum STS, que inclui reuniões com instituições de ciência e tecnologia e visita à Embaixada do Brasil em Tóquio.

“Certamente é uma oportunidade para ampliar relações e parcerias internacionais, inserindo o Conselho em discussões globais de ciência e tecnologia relevantes, com benefícios para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil”, comemora o presidente do Confap, Márcio Pereira.

O vice-presidente do Confap e representante do governo do Pará, Marcel Botelho, destacou a importância do Fórum japonês ao debater o futuro do planeta, em sintonia com os temas que estarão em pauta na COP30, que será realizada em Belém.

“Aqui no Japão, não temos a presença de autoridades diplomáticas para firmar acordos globais. O objetivo é promover um debate científico, com a participação de representantes do setor privado e de governos, uma demonstração clara do modelo de tripla hélice na busca de soluções que certamente chegarão até Belém, na COP30”, explicou Botelho.

Nessa quarta-feira (8) os representantes do Confap visitaram o Pavilhão do Brasil, na Exposição Mundial de Osaka – Expo 2025, evento internacional cujo tema é "Projetar a sociedade do futuro para nossas vidas". A partir desta quinta-feira (9), a programação segue em Osaka, onde estão previstas novas apresentações sobre inovações, avanços científicos e fortalecimento das relações diplomáticas nas áreas de ciência e tecnologia.

Floresta e Clima são temas de destaque na programação
A programação é  também grande oportunidade para a elaboração de parcerias internacionais, por meio da Fapespa. Dessa forma, a parceria Confap/Fapespa, contará com a possibilidade de novos estudos com financiamento internacional. "Nesse contexto, ganharam destaque, durante esses dias de diálogos, os temas Diplomacia e Biodiversidade, e o Vale Bioamazônico", detalha o representante do Pará, Marcel Botelho. 

“O primeiro, a diplomacia científica, como estratégia para a diminuição das assimetrias globais e a busca por novas parcerias com os países emergentes como o Brasil. A segunda pauta, a biodiversidade evidenciando o papel central dos países ricos em recursos naturais e a necessidade do envolvimento das populações ancestrais e tradicionais dessas regiões no papel de atores indispensáveis, mostrando mais uma vez que nosso Pará está na vanguarda da agenda climática mundial”, reconhece Botelho.

“Finalmente, um destaque especial que tem tudo a ver com as discussões aqui no Japão, foi a divulgação do Vale Bioamazônico, recém-lançado pelo governador Helder Barbalho, em Nova Iorque, na ‘Semana do Clima’, que representa um avanço nessas tratativas de um desenvolvimento sustentável e justo para as populações locais desses países”, festeja Botelho.