Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAME-SE!
English Version

Parque Estadual do Utinga terá horário especial durante o fim de semana do Círio 2025

No domingo (12), dia da procissão principal do Círio, a unidade de conservação estará fechada para visitação

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
09/10/2025 12h16

Durante o fim de semana das festividades do Círio de Nazaré 2025, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, funcionará em horário especial. O espaço, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e pela Organização Social Pará 2000, receberá o público na sexta-feira (10) e no sábado (11), das 6h às 17h. No domingo (12), dia da procissão principal do Círio, a unidade de conservação estará fechada para visitação.

Na segunda-feira (13), o Utinga retoma suas atividades normalmente, das 6h às 17h. Já na terça-feira (14), o Parque abrirá de forma excepcional, também das 6h às 17h, em virtude do feriado prolongado e do grande fluxo de visitantes que costuma aproveitar o período para atividades de lazer e contato com a natureza.

A medida visa garantir a segurança dos visitantes, facilitar o acesso e o funcionamento das equipes de manutenção e apoio, além de considerar o impacto do trânsito e da mobilidade urbana durante o fim de semana do Círio, quando Belém recebe milhares de romeiros e turistas.

Localizado a poucos minutos do centro da capital paraense, o Parque Estadual do Utinga é uma das principais áreas de lazer e ecoturismo da cidade, oferecendo trilhas, passeios de bicicleta, piqueniques, áreas de contemplação e atividades educativas. O espaço também desempenha papel fundamental na proteção dos mananciais que abastecem Belém, os lagos Bolonha e Água Preta.

Planejamento - De acordo com o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, o horário especial foi planejado para conciliar a programação do Círio com o uso seguro e organizado do Parque. “O Círio é um momento de intensa movimentação em toda a cidade. Por isso, ajustamos o funcionamento do Parque do Utinga para garantir que os visitantes possam desfrutar do espaço com tranquilidade, sem comprometer a logística e a segurança durante as procissões e eventos religiosos”, explicou.

Júlio Meyer reforça, ainda, que a entrada no Parque é gratuita e recomenda que os visitantes utilizem roupas leves, protetor solar, repelente e tragam suas garrafas de água reutilizáveis. O estacionamento funciona no mesmo horário de visitação e o acesso é permitido até às 16h.