Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO
English Version

TV Cultura e Fapespa consolidam parceria para transmitir em rede nacional o Círio de Nazaré

A Cultura montou seu estúdio panorâmico no térreo do prédio da Fapespa, na Avenida Presidente Vargas, incluída no trajeto da Trasladação e do Círio

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
10/10/2025 16h14

A parceria entre a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Cultura Rede de Comunicação consolidam, em 2025, mais uma cobertura jornalística com a transmissão, ao vivo, do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A parceria de sucesso já ocorre desde 2023.

Com localização no centro da capital, o prédio da Fapespa, com vista para a Avenida Presidente Vargas, recebe o estúdio panorâmico da Rede Cultura de Comunicação, que foi projetado para a transmissão. O estúdio conta com iluminação e cenografia próprias, especialmente para o Círio de Nazaré, e lugares para receber os convidados durante as transmissões.

Estúdio montado no prédio da Fapespa, em um dos principais pontos do trajeto da Trasladação e do Círio

A TV Cultura transmitirá o Círio em rede nacional no domingo, 12 de outubro, a partir de 6h, em parceria com a EBC Brasil e TV Encontro das Águas, no Amazonas. A retransmissão vai chegar para Manaus e mais 52 municípios do Amazonas. A principal procissão da Festividade será transmitida para todo o Brasil, permitindo aos paraenses que estão em outros lugares acompanhar a transmissão completa pela TV, aplicativo ou Canal do Portal Cultura, no YouTube. A transmissão mobilizará uma equipe de mais de 100 profissionais. No entorno das procissões serão cinco postos da TV Cultura e mais cinco postos de emissoras parceiras.

“Transmitir o Círio de Nazaré é mais do que uma missão jornalística, é um ato de fé e compromisso com o nosso povo. A Rede Cultura de Comunicação tem o orgulho de levar para todo o Pará, e o Brasil, a emoção de uma das maiores manifestações religiosas do País. Cada imagem, cada som e cada história contada refletem o trabalho dedicado de uma equipe apaixonada, que vive o Círio junto com nossos telespectadores. Nossa programação especial, tanto na TV, como portal e rádio, foi pensada para valorizar a devoção, a cultura e a identidade amazônicas, mostrando Belém em seu momento mais bonito e humano”, destacou Miro Sanova, presidente da Cultura Rede de Comunicação. 

De Belém para o mundo - Considerada a maior festa religiosa do mundo, o Círio de Nazaré ocorre no segundo domingo de outubro, em Belém. São 14 romarias oficiais, que se estendem por um período de 15 dias. No segundo domingo do mês, a principal romaria recebe milhões de pessoas, que seguem em cortejo acompanhando a imagem peregrina, que sai da Catedral de Belém em direção à Basílica Santuário de Nazaré.

Marcel Botelho ressaltou a importância da parceria

"Uma parceria que leva o Círio para o mundo! A colaboração entre as instituições faz com que tenhamos sempre mais eficiência e mais benefícios à nossa população. Esse é o espírito desse governo; é o caminho que nos ensina a nossa “Nazinha”, disse o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Aplicativo - O público poderá acompanhar em tempo real as procissões pela TV e Rádio Cultura. O evento também já pode ser acompanhado pelo aplicativo KD a Berlinda, da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). Para acessar o link com as transmissões da TV e Rádio Cultura, basta rolar a tela do aplicativo KD a Berlinda até o final e clicar no ícone “Transmissões”, e escolher o que deseja acompanhar.

O aplicativo criado pela Prodepa em 2012 mostra o trajeto, em tempo real, da Berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em todas as romarias, permitindo ajudar os fiéis. Na ferramenta, que já tem mais de 50 mil downloads nos sistemas Android e iOS, também é possível fazer selfies personalizadas, compartilhar nas redes sociais, baixar os cartazes do Círio, ter acesso a fotos da romaria e a informações sobre pontos turísticos de Belém e vários links úteis de informação.

A primeira romaria em que o trajeto da Berlinda pode ser acompanhado pelo KD a Berlinda foi o Traslado dos Carros, ocorrido na quarta-feira (8).