Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Chefe de segurança da ONU visita o CIOCS e conhece estrutura de monitoramento do Círio

Centro montado na Santa Casa de Misericórdia reforça capacidade técnica e integração do Pará para grandes eventos de massa

Por Giullianne Dias (SESPA)
10/10/2025 18h50

O chefe de segurança do Departamento de Segurança das Nações Unidas (UNDSS), Kevin O’Hanlon, visitou na tarde desta sexta-feira (10), o Centro Integrado de Operações de Controle em Saúde (CIOCS), instalado na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. A estrutura foi ativada hoje pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A unidade será responsável pelo monitoramento das ações de saúde durante o Círio de Nazaré 2025, maior procissão católica do mundo.

Durante a visita, O’Hanlon foi recebido pela secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Heloísa Guimarães, que apresentou a estrutura de monitoramento e as equipes que atuarão no centro. O representante da ONU veio conhecer de perto o modelo de operação do CIOCS, que servirá de base para as estratégias de segurança e vigilância em saúde voltadas à eventos de massa.

“Fiquei muito impressionado com a preparação no CIOCS, aqui para o Círio. O que eu vi me dá muita confiança para todos os funcionários da ONU e delegados que estão vindo a Belém. O trabalho médico é muito bem organizado e há um sistema moderno preparado para lidar com grandes eventos”, destacou Kevin O’Hanlon.

A escolha da Santa Casa de Misericórdia como sede do centro se deve à sua estrutura física robusta, localização estratégica e capacidade de suporte técnico e logístico, o que permite uma atuação ágil e eficiente em caso de qualquer intercorrência. A instalação do CIOCS na instituição reforça a integração entre as redes hospitalares e as ações de vigilância, consolidando o hospital como polo de referência em resposta rápida a emergências durante o Círio.

“Nós estamos confiantes e alegres em ver que o resultado de dois anos de trabalho está se concretizando. As equipes estão capacitadas e atuando com responsabilidade. Receber o reconhecimento da ONU nos dá a certeza de que estamos no rumo certo. O Círio será bem monitorado e essa experiência mostra que o Pará tem capacidade técnica e operacional para sediar grandes eventos de massa”, afirmou Heloísa Guimarães, secretária-adjunta da Sespa.

O CIOCS permanecerá ativo até o dia 13 de outubro, reunindo cerca de 15 profissionais por dia, entre técnicos do CIEVS Pará, das áreas técnicas da Sespa e da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, além de representantes de outras instituições. O centro opera com monitoramento em tempo real, análise de dados epidemiológicos e resposta rápida a emergências de saúde pública, garantindo segurança, vigilância e agilidade nas ações de prevenção e assistência durante as procissões da Trasladação e do Círio.

A estrutura física conta com sala de monitoramento equipada com tecnologia de ponta, sala de comando e articulação estratégica, espaço para equipe de resposta rápida e área de descanso. Durante as procissões, o CIOCS acompanhará o deslocamento dos fiéis e o fluxo de atendimentos realizados nos hospitais e postos de atendimento distribuídos ao longo dos trajetos, que contam com equipes multidisciplinares e ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos.

O Círio de Nazaré é reconhecido como a maior procissão católica do mundo, reunindo, em 2024, cerca de 2,3 milhões de pessoas, segundo a Diretoria da Festa.

Realizado há mais de 200 anos, o evento é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, representando não apenas uma celebração de fé e devoção, mas também um desafio logístico e sanitário que demanda planejamento rigoroso e atuação integrada das três esferas de gestão do SUS.