Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EAD

Curso vai capacitar técnicos na área da habitação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/10/2017 00h00

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab-PA) e a Escola de Governança Pública do Estado do Para (EGPA) assinaram, nesta terça-feira (17), um Termo de Cooperação visando a capacitação de servidores públicos estaduais e municipais para implementação da Política Habitacional, no formato de Educação à Distância (EAD). Na oportunidade, houve o lançamento oficial do curso que começa em novembro, e termina em maio de 2018.

Para o diretor geral da Escola de Governança, Ruy Martini Santos Filho, o formato de educação à distância já demonstra sua total eficácia, após dois anos de utilização pela EGPA. "A utilização da metodologia de educação à distância como ferramenta educacional se consolidou e completou dois anos com resultados extremamente animadores. É uma ferramenta que amplia nossa capacidade de alcance com um custo mais reduzido. É um ganho muito grande para a capacitação do servidor público", destacou.

A presidente da Cohab, Lene Farinha, lembrou que a política da habitação precisa ser implementada em parceria com os municípios e que os técnicos municipais devem estar capacitados para atender às diversas demandas. "Essa capacitação em parceria com a Escola de Governança vem atender essa demanda", concluiu.

Segundo a Diretora de Política Habitacional da Cohab, Rosana Fernandes, o objetivo do curso é dotar os participantes de conhecimentos e procedimentos operacionais que promovam, em conformidade com as exigências do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, a implementação dos instrumentos da política habitacional, bem como a regularização fundiária urbana, de acordo com a lei federal  de número 13.465/2017.  

O curso será composto dos módulos: Regularização do Município perante o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e Ações de Regularização Fundiária Urbana.O primeiro refere-se à regularização do município perante o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, e será ministrado pela professora Paula Gonçalves, a partir de 6 de novembro de 2017. O segundo vai abordar as ações de regularização fundiária urbana, sob orientação das professoras Maria do Carmo Campos da Silva e Luly Rodrigues da Cunha Fischer, e ocorrerá nos meses de abril e maio de 2018. Ressalta-se a obrigatoriedade da participação dos alunos nos dois módulos para obtenção do certificado final.

Reynan Abreu, coordenador dos cursos EAD, da Escola de Governança, explicou que o formato de Educação à Distância tem como característica o ensino por intermédio de tecnologias como a Internet, para a interação entre os alunos e os professores. “Uma das maiores características é a separação física entre o aluno e o professor. Apesar de não estarem no mesmo ambiente, há uma interação realizada através de materiais impressos, mídia, áudios, vídeos, teleconferências, via internet, e é possível montar os horários de acordo com a sua disponibilidade". 

Para Maria do Carmo Campos, uma das instrutoras do curso, essa é uma ação pioneira na área da habitação, com formato diferenciado de capacitação, e vai possibilitar um empoderamento dos municípios, que hoje têm a responsabilidade pela política urbana, disciplinando a forma de ocupação. “Vemos que os municípios precisam estar preparados para exercer esse poder, tanto técnica como politicamente", reforçou.

Participaram da cerimônia representantes dos municípios de Marituba, Tomé Açu e Santa Isabel.

Serão disponibilizadas cinco vagas para cada município participante. As prefeituras podem inscrever seus técnicos até o dia 31 de outubro, pelo e-mail : ead2017@cohab.pa.gov.br. Informações podem ser obtidas nos números  (91) 99165-0483 / (91) 3214-8439 / (91) 3214-8526, falar com Leila Prado ou Isabela Bandeira.