Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONEXÃO E INCLUSÃO
English Version

Governo do Estado destaca projetos que transformam o Pará com inovação tecnológica

Sectet fortalece o ecossistema de ciência com soluções que estimulam o crescimento econômico e social  no território paraense

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
16/10/2025 08h00

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) vem impulsionando projetos que colocam a tecnologia no centro do desenvolvimento do Pará. Por meio de iniciativas que combinam inovação, educação e empreendedorismo, o Governo do Estado fortalece o ecossistema de ciência e tecnologia, promovendo soluções que impactam positivamente a sociedade e estimulam o crescimento econômico e social em todas as regiões paraenses.

Para o titular da Sectet, Victor Dias, o compromisso é fazer da tecnologia uma ferramenta de transformação social. “Acreditamos que, ao investir em educação, inovação e empreendedorismo, estamos criando oportunidades reais para jovens e adultos de todo o Pará desenvolverem suas ideias, gerarem negócios e contribuírem para o crescimento estadual. Cada projeto que apoiamos reflete nosso esforço para construir um futuro mais conectado, inclusivo e sustentável”, afirma.

Startup Pará incentiva empreendedorismo

Entre os projetos de destaque está o Startup Pará, programa que apoia empreendedores e startups com potencial de impacto positivo social e tecnológico. Recentemente, o programa promoveu as Maratonas de Inovação, que reuniram equipes de diferentes municípios para desenvolver soluções tecnológicas em desafios propostos. As 20 melhores ideias avançam agora para a "Etapa de Incubação", recebendo bolsas e mentorias para transformar protótipos em produtos viáveis.

O Startup Pará também realizou a 1ª edição da Caravana da Inovação, reunindo estudantes e empreendedores de Bragança e Tucuruí no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. A iniciativa aproximou os ecossistemas locais - rede de ideias e novos negócios - das oportunidades do PCT, e fortaleceu conexões, ampliando a rede de parcerias e reforçando a formação de novos empreendedores.

Educação técnica como base para o futuro

A tecnologia também avança nas salas de aula das escolas públicas estaduais. A Rede de Escolas Técnicas Estaduais do Pará (EETEPA), coordenada pela Sectet, conta com 36 unidades distribuídas pelo Estado, oferecendo cursos nas modalidades Integrado, Subsequente e Proeja. Além da formação profissional, as EETEPAs promovem mostras científicas, feiras de inovação e projetos de sustentabilidade.

“As escolas técnicas têm papel estratégico na educação paraense: formam profissionais para o mercado e estimulam o protagonismo dos alunos na criação de soluções inovadoras”, destaca Washington Berg, diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet.

Ciência e tecnologia: experimentação e protagonismo

A Caravana da Ciência e Tecnologia leva ciência, tecnologia e inovação às escolas, espaços culturais e comunidades em todo o Pará. Desde 2022, o projeto já percorreu 24 municípios e 45 localidades, certificando mais de 21 mil alunos.

A iniciativa oferece oficinas práticas, experimentos científicos, atividades de robótica, programação e tecnologia, além da Feira de Ciências, onde os estudantes apresentam seus próprios experimentos, exercitando criatividade, pesquisa e protagonismo. A Caravana também busca despertar vocações nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), aproximando jovens das oportunidades de inovação e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e preparados para os desafios do futuro.

Em sintonia com a proposta da Caravana, o Projeto Amazon Maker amplia o alcance das ações de ciência e tecnologia ao oferecer experiências de aprendizado prático. Com laboratórios equipados nas 36 Escolas Técnicas do Estado, e também nas atuais 17 Usinas da Paz, o projeto proporciona oficinas de Informática, programação e robótica, modelagem e impressão 3D, além de influencer digital, despertando nos participantes o interesse pela inovação e experimentação, contribuindo para a qualificação estudantil e profissional de alunos e comunidades.

Primeiro Parque Tecnológico do Norte

Uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), é uma das principais iniciativas do Governo do Pará na área de tecnologia e inovação. O Parque tem como missão promover a integração entre governo, universidades e setor produtivo, estimulando a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento sustentável no Pará.

É o primeiro parque tecnológico da Região Norte, e se destaca por reunir empresas, startups e laboratórios dedicados à criação de soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida da população paraense. Atualmente, o PCT Guamá abriga mais de 30 empresas residentes e 40 associadas, além de 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que atuam em parceria com instituições. O Parque também serve de referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, ampliando a interiorização da ciência e da tecnologia.

Integrado à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e à International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), o PCT Guamá consolida o papel da Sectet como liderança estratégica no fortalecimento do ecossistema de inovação da Amazônia.

As iniciativas reforçam o compromisso do Governo do Pará em utilizar a tecnologia como ferramenta de inclusão, inovação e transformação social, gerando oportunidades e fortalecendo o desenvolvimento regional.