Detran orienta população sobre trânsito na área da nova ponte do Outeiro
Empreendimento será entregue pelo governo do Estado, promovendo intensa movimentação nas vias de acesso

A nova ponte que ligará os distritos de Icoaraci a Outeiro, em Belém, está quase pronta e, para orientar as pessoas que transitam pelo local, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou uma série de ações educativas na área de acesso ao empreendimento. O objetivo é orientar preventivamente pedestres, ciclistas e condutores em geral sobre a intensa movimentação de veículos que a área passará a ter após a entrega.

O agente de educação do Detran, Kleyson Ramos, explica que a ação busca alertar essencialmente para os riscos de sinistros com o aumento do fluxo de carros e motocicletas. “Antes da ponte o fluxo era reduzido, com pessoas transitando com maior tranquilidade, mas agora, com a proximidade da entrega, é necessário mudar o comportamento, redobrar cuidados com crianças na rua, travessia de idosos e todos que vão continuar circulando para evitar eventuais ocorrências de trânsito”, pondera.
O Detran estima um aumento de 500 veículos transitando por hora na 7ª Rua de Icoaraci, principal via de acesso à ponte. Na manhã desta quinta-feira (16), os agentes de educação do órgão conversaram com os moradores e condutores que passavam pelo local. Ao pedestre, a orientação é utilizar somente as calçadas e só atravessar na faixa. Ao ciclista, a dica é transitar na borda da pista e sempre no mesmo sentido dos veículos, evitando a contramão. Já aos motociclistas e aos motoristas, o Detran orienta respeitar os locais de ultrapassagem, velocidade e estacionamento. As crianças devem ter atenção redobrada, evitando brincar na rua e só atravessar na companhia de um adulto.

A construção da nova ponte é uma iniciativa do governo do Estado e foi pensada para facilitar a mobilidade de pessoas e veículos em uma área de grande densidade habitacional. O empreendimento vai encurtar a distância entre os dois distritos, facilitando a locomoção para quem trabalha em Icoaraci e Outeiro, e melhorando o fluxo comercial e turístico na região.
Ana Cristina mora em Icoaraci, mas frequenta o salão de beleza em Outeiro. A travessia, que antes era feita em pequenas embarcações e durava cerca de uma hora entre o ir e vir, mediante o pagamento e a espera da embarcação, agora poderá ser feita a qualquer momento, em menos de cinco minutos e sem nenhum custo. “Vai ser maravilhoso pra gente, que antes tinha de esperar pra atravessar. Com essa ponte, vou poder ir ao salão que gosto com mais frequência e comodidade e resolver outras coisas lá no distrito. Estou realmente muito ansiosa”, comentou.

O construtor de obras Luiz Carlos Corrêa mora a poucos metros da ponte e diz que há mais de 30 anos os moradores de Icoaraci aguardavam por esse momento. “Trabalho em Outeiro e faço um trajeto de pelo menos 30 minutos para chegar lá e, agora, com a ponte, vão ser uns cinco minutos. Além disso, vai evitar os acidentes dos barquinhos. De fato, o trânsito aqui no nosso bairro vai ficar intenso e precisa dessa orientação do Detran”, avaliou.
As principais vias de acesso à ponte já receberam nova pavimentação asfáltica e estão sendo sinalizadas para garantir um tráfego seguro, confortável e organizado. As ações educativas do Detran em Outeiro e Icoaraci seguem até a entrega do empreendimento, prevista para os próximos dias.