Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA
English Version

Usina da Paz Icuí-Guajará completa quatro anos e transforma vidas em Ananindeua

Entregue ao público no dia 20 de outubro de 2021, a unidade foi a primeira inaugurada no Pará e, em quatro anos, já garantiu mais de um milhão de atendimentos

Por Matheus Rocha (SEAC)
20/10/2025 08h00

Quando chegou pela primeira vez à Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, a moradora de Ananindeua, Thays de Carvalho, trazia consigo o desejo e o sonho de ter o próprio negócio. Hoje, após um ano e meio frequentando os cursos de gastronomia e capacitação profissional oferecidos no complexo de cidadania do governo do Estado, ela celebra a oportunidade de ter aberto sua própria venda de guaraná.

“Hoje eu possuo o meu próprio negócio aqui na Usina da Paz, e tem dado muito certo. Tenho muita gratidão, pois tudo que tenho teve início aqui dentro. A Usina abriu as portas para que eu pudesse crescer e garantir renda para a minha família”, contou a empreendedora.

A história de superação de Thays se junta a tantas outras que a Usina da Paz vem promovendo desde a sua inauguração. Entregue ao público no dia 20 de outubro de 2021, a unidade do bairro Icuí-Guajará foi a primeira inaugurada no Pará. Em quatro anos, o equipamento público, instalado em um território que antes sofria com falta de oportunidades, já garantiu mais de um milhão de atendimentos e se consolidou como polo de serviços, formação e cultura, transformando a vida de moradores de Ananindeua.

“A Usina da Paz do Icuí-Guajará foi a primeira do Pará e se tornou símbolo da transformação social que o governo do Estado vem promovendo nos territórios. Em quatro anos, vimos vidas mudarem, comunidades se fortalecerem e o poder público se fazer presente de forma contínua e acolhedora. É um exemplo concreto de que políticas integradas e próximas da população geram resultados reais”, afirmou secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Funcionamento e serviços -  A Usina da Paz oferece mais de 70 tipos de serviços e atendimentos integrados nas áreas de saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional. Entre as atividades regulares mais procuradas estão as atividades esportivas, cursos de corte e costura, gastronomia e informática, além das aulas de reforço escolar e atendimentos básicos de cidadania e saúde.

A aposentada Nazaré Almeida encontrou nos cursos de gastronomia uma oportunidade de se manter ativa, preservar sua saúde mental e aprender mais sobre os sabores amazônicos. “Desde que me aposentei, eu sentia a necessidade de fazer alguma coisa para garantir uma renda extra e me manter ativa, pois às vezes a gente fica ociosa em casa, podendo até desenvolver depressão. A Usina me garantiu uma nova oportunidade de aprender e aconselho que as pessoas venham participar, porque os benefícios oferecidos são muito bons”, declarou.

Impacto social e na segurança - Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mostram que a presença da Usina da Paz também tem contribuído para reduções significativas e constantes nos índices de criminalidade no território do Icuí-Guajará, em Ananindeua. De janeiro a setembro de 2025, casos de crimes violentos letais intencionais tiveram redução de 50%, enquanto casos de roubo caíram 7,5% no local, se comparados ao mesmo período de 2024.

“Não há dúvida de que a Usina da Paz, nos últimos quatro anos, transformou a vida de pessoas na região, onde temos reduções significativas em número de furtos, roubo e homicídios. As pessoas percebem a presença da polícia e do Estado por completo. Não só a segurança pública dominando o território, dando a segurança, mas o Estado presente com os serviços e oportunidades”, pontuou o titular da Segup, Ualame Machado.

Serviço - A Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro está localizada na Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a avenida Independência, bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. O complexo funciona de segunda a sexta, das 8 às 22h, e aos fins de semana, de acordo com as programações pré-estabelecidas e/ou demandas da comunidade. A programação completa de cursos e atividades pode ser consultada presencialmente no local ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.