Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO
English Version

Fundação Santa Casa homenageia médicos que trabalham na instituição

O Hospital é reconhecido como importante espaço de atuação, qualificação e reconhecimento da prática médica

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
20/10/2025 14h27

Com um quadro de 524 médicos em mais de 40 diferentes especialidades, que atuam nos ambulatórios; unidades cirúrgicas; de internação; UTIs e urgência e emergência obstétrica da instituição, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é uma dos maiores hospitais que prestam assistência à população do Estado e também espaço para a formação de especialistas da área médica.

Uma instituição experiente, que ao longo de sua centenária história, mantém como tradição a cultura do cuidado, sempre com atenção à inovação e a assistência humanizada em busca da excelência, como conta a médica Norma Assunção, diretora assistencial da Santa Casa.

“A profissão de médico é um sacerdócio mesmo, porque você tem que amar muito, lidar com pessoas e ajudar na cura ou na melhora na saúde de alguém. É ter esse olhar realmente com o próximo e ter um olhar para toda a equipe, que está ao lado contribuindo para esse cuidado aos nossos pacientes. E o próprio gerar conhecimento, ensinar as próximas gerações, que é isso que a Santa Casa faz, prepara os novos médicos especialistas para uma carreira futura e a nossa equipe de médicos tem esse papel educador”, destaca.

Rebeca Soriano é umas das médicas que escolheram a Santa Casa para fazer sua especialização. Como residente de pediatria, ela acredita que a experiência na instituição vai enriquecer seus conhecimentos e vivências na área.

“A gente nunca pode parar de estudar e precisa estar o tempo todo procurando se especializar, em busca de conhecimento mais aprofundado para trazer o melhor para os nossos pacientes, sobretudo, no meu caso, para as crianças e para as famílias delas. E a Santa Casa é uma referência materno-infantil, então eu não poderia estar num lugar melhor para me especializar. Estamos cobertas de casos muito ricos para a gente aprender, tem professores capacitados, preceptores também que estão interessados no nosso desenvolvimento, acho que eu não poderia estar num lugar melhor”, afirmou a jovem médica.

Junto com outras colegas de residência, Rebeca participou, na manhã desta segunda-feira (20), de uma atividade voltada a promover a interação e a confraternização entre antigos e novos médicos que atuam na instituição. Um momento de relaxamento para os profissionais, que puderam conhecer outros colegas de profissão, se reencontrar e trocar ideias em um ambiente descontraído, planejado como uma homenagem à categoria. 

“É uma forma de agradecimento a esses profissionais e isso é um dos pontos de valorização da profissão do médico, que é uma das profissões essenciais para desenvolver a missão desse hospital, que é cuidar da saúde das pessoas e gerar conhecimento; ensinar as próximas gerações, que é isso que a Santa Casa faz, prepara os novos médicos especialistas para uma carreira futura e a nossa equipe de médicos ela tem esse papel educador. Então é um momento fundamental para a instituição reconhecer o trabalho deste profissional”, reforçou a diretora.

Há mais de 40 anos cuidando da saúde dos pequenos pacientes da Santa Casa, a pediatra Celina  Maciel se juntou aos colegas de trabalho que participaram da programação em homenagem aos médicos.

"A Santa Casa sempre teve esse perfil voltado ao acolhimento do profissional e durante esses 43 anos tem sido um prazer muito grande trabalhar na Santa Casa e essa homenagem, esse reconhecimento, traz um alento para o nosso coração", frisou.