Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Belém é palco da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/10/2017 00h00

Despertar o interesse por ciência, tecnologia e inovação por meio de atividades lúdicas, palestras, oficinas, rodas de conversa, mesas de debates e exposição. Esse é um dos objetivos da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que começa na próxima terça-feira, 24, na Estação das Docas, em Belém.

Serão três dias em que pessoas de todas as idades poderão constatar que a tríade “ciência, tecnologia e inovação (CT&I)” está presente em todos os momentos do nosso cotidiano e, muitas vezes, apresenta soluções simples para problemas antigos, ao facilitar e melhorar a vida de comunidades inteiras.

No total, 25 estandes acolherão universidades, empresas e instituições que levarão à Feira projetos e trabalhos ligados às áreas de CT&I. O evento, que também se configura como uma ótima opção de lazer, é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Programação - O Teatro Maria Sylvia Nunes será o palco da abertura oficial da Feira, às 18h30, seguida pela palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que vai abordar as curiosidades do Espaço, além de destacar as estratégias de planejamento que o fizeram alcançar suas metas de vida.

A programação do teatro, durante os três dias de evento, ainda será composta por apresentações do Programa Natureza, atividade teatral do Museu Paraense Emílio Goeldi que estimula a preservação ambiental entre crianças e jovens; roda de conversa com adolescentes, realizada pelo PET Medicina/Enfermagem – UFPA, para tratar de assuntos como DST/Aids, gravidez indesejada, drogas e violência; a educação em saúde também será tema da atividade do Instituto Evandro Chagas; já a posse responsável e os cuidados com os animais estarão em destaque no VETKIDS/PETVET da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Ainda no Teatro Maria Sylvia Nunes, os estudantes que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também poderão assistir às aulas da equipe do Pro Paz Enem. A prova será realizada na semana posterior à Feira. Já para os amantes de teatro e história do Pará, será uma ótima oportunidade de assistir ao espetáculo “Cabanos”, do grupo Encenação. Além disso, a Sectet aproveita para lançar o desafio “Inovação na Indústria” que pretende estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras na indústria paraense.

Atividades - Na sala Business, localizada no segundo piso do Armazém da Gastronomia, estarão na pauta temas como minérios e minerais, história do universo, matemática, segurança pública, tecnologias sociais, economia e empreendedorismo.

Neste espaço, também ocorrerá, no primeiro dia de evento, a mesa redonda “A política de Ciência e Tecnologia do Pará e os desafios da inovação enquanto motor do desenvolvimento sustentável”, que reunirá representantes da sociedade civil, dos setores produtivos do Estado, do poder público e das instituições de pesquisas paraenses. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do edital de chamamento público para seleção de projetos de Tecnologias Sociais.

Inscrições - A programação da Feira é inteiramente gratuita. Para oficinas, palestras e mesa redonda, o público deve chegar 30 minutos antes ao local de cada atividade. No caso da palestra do astronauta Marcos Pontes serão distribuídos convites, durante todo o dia 24, na sala de coordenação do evento. Já para o espetáculo “Cabanos”, os convites serão distribuídos, na sala da coordenação, nos dias 24 e 25. As inscrições para as aulas do Pro Paz Enem podem ser feitas pelo site da Fundação. A programação completa da Feira está disponível em www.semanact.pa.gov.br .

Serviço:

Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data: 24 a 26 de outubro

Local: Estação das Docas

Horário: das 9h às 19h