Hortas escolares incentivam debate sobre meio ambiente e sustentabilidade entre alunos
Iniciativa destaca o protagonismo dos estudantes da rede pública de ensino e a responsabilidade coletiva diante das mudanças climáticas
Mais de 110 unidades de ensino da rede pública estadual desenvolvem atividades com hortas escolares no Pará. O cultivo é uma das estratégias do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), para incentivar o debate, dentro da rotina escolar, sobre meio ambiente e sustentabilidade na prática. Entre as escolas já contempladas, estão unidades dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara, Conceição do Araguaia e Monte Alegre.
A Escola Estadual Professora Ruth dos Santos Almeida, em Belém, é exemplo da iniciativa. Formador da Diretoria Regional de Ensino (DRE) 9, da Seduc, o professor de matemática Antônio Sales é um dos maiores incentivadores da horta, que é componente do Projeto Permanente por Afinidade (PPA), nas escolas de tempo integral. A ideia é que os alunos trabalhem as matérias curriculares em atividades extraclasse.
“Dentro da horta, trabalhamos matemática, química, filosofia, biologia, entre outras disciplinas que permitem o contato dos alunos com assuntos teóricos também na prática, aliando diversos saberes. Trabalhamos com a formação de estudantes, mas, acima de tudo, cidadãos, com diversos conceitos, desde a alimentação saudável, agricultura familiar, educação ambiental e outros conteúdos que se relacionam ao que é discutido em sala de aula”, ressalta. Atualmente, 15 vegetais são trabalhados na horta e utilizados também na produção da merenda escolar.
Desde o início do ano, o aluno Artur Souza, do 1° ano da escola Ruth Almeida, participa do projeto. “Morei a infância no interior e sempre gostei de plantas, então, fazer parte da iniciativa, além de me proporcionar mais conhecimentos, traz um sentimento familiar pra mim. Tem sido incrível e contribui para a nossa formação como estudante e também como pessoa. Esse é um projeto que podemos reproduzir em casa e também incentivar que outras pessoas façam. Nós, alunos, somos as pessoas que vão formar a sociedade do amanhã, precisamos entender a nossa responsabilidade nisso”, diz.
SUSTENTABILIDADE - Entre outras iniciativas sustentáveis da escola, estão: Jardim Medicinal, Compostagem, Química Verde, Ecoquímica em Ação e projeto ‘Fazendo o Meu Papel’. Essas atividades integram o currículo escolar a práticas ambientais, promovendo a interdisciplinaridade e permitindo que os estudantes assumam o protagonismo na busca por soluções sustentáveis.
Aluna do 1° ano da escola Ruth Almeida, Layla Moraes, acredita que iniciativas como essas podem fazer a diferença na vida da sociedade como um todo. “Eu participo do projeto da horta desde o início do ano e pra mim é tipo um hobby, que gera muita curiosidade em entender como devo tratar cada uma, de acordo com a sua peculiaridade. Estudar o tema ‘educação ambiental’ é fundamental para que a gente mude nossas atitudes de hoje para impactar em um futuro melhor”, finaliza.
PIONEIRO - O governo do Estado implantou, em 2024, o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, o que tornou o Estado pioneiro na garantia de uma disciplina obrigatória de sustentabilidade, incentivando a participação e o engajamento dos estudantes nas discussões sobre agendas fundamentais ao Pará.
