Transcanadá transforma a vida de moradores seis meses após a pavimentação
Obra do Governo do Pará em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás garante mais segurança, rapidez e desenvolvimento no sudeste do Estado
A pavimentação do primeiro trecho de 26 quilômetros da Transcanadá, entregue em abril deste ano, já mudou a rotina de trabalhadores, motoristas e famílias no sudeste do Pará. A rodovia, que liga Canaã dos Carajás a Água Azul do Norte, deixou para trás a poeira e o barro que dificultavam o deslocamento da população e se tornou sinônimo de desenvolvimento e qualidade de vida.
Entre os beneficiados está Laércio Guida, motorista de transporte escolar, que utiliza a via diariamente. “Antes era muito precária a situação da estrada, era de chão, muita poeira e, no tempo da chuva, muito atoleiro. Agora, depois da pavimentação asfáltica, ficou bom. Melhorou 100% o tráfego, está ótimo. Todos os dias eu faço essa rota. Está tudo asfaltado até a Vila Canadá, são 26 quilômetros. Esse trecho já melhorou muito, e a gente espera que finalize o resto dessa rodovia, até chegar na PA, na comunidade Curitibano”, contou.
Mais rapidez e segurança
A obra também trouxe ganhos no tempo de deslocamento e na segurança para quem depende da estrada. O tratorista Márcio Bezerra destaca a diferença na rotina. “Antigamente era um sacrifício danado para ir em Canaã, com estrada esburacada, muito atoleiro. Era muito difícil, ponte ruim. Antigamente eram duas horas para chegar em Canaã de carro, só dava para andar devagarzinho. Agora está bom demais, esse mesmo percurso dá pra fazer em 40, 35 minutos. Hoje em dia nós deixamos de ir resolver coisas em Xinguara e agora só resolvemos em Canaã, por causa da melhoria do asfalto. Melhorou muito, sem comparação. Já teve uma vez que dormimos na estrada porque estava alagado e não passava carro”, lembrou.
Desenvolvimento regional
A pavimentação do primeiro trecho é resultado de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Canaã dos Carajás. Além de facilitar a mobilidade, a obra fortalece a economia local e amplia as condições para o escoamento da produção rural.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a intervenção vai muito além da melhoria da trafegabilidade.
“Com esta obra, estamos garantindo trafegabilidade durante todas as estações do ano, melhorando o escoamento da produção, reduzindo custos de transporte e conectando comunidades que por muito tempo viveram sob o peso da poeira e da lama. É uma vitória para os moradores, para os agricultores, para quem depende dessas estradas para buscar seus direitos, sua renda e seu desenvolvimento. Estamos abrindo caminho para mais emprego, mais segurança e mais oportunidades, afinal infraestrutura é a base para o progresso de todo o Pará”, destacou.
Próximas etapas
A continuidade da pavimentação até a Vila Curitibano, na PA-279, já está em andamento. Com a conclusão dos novos trechos, a Transcanadá deve se consolidar como um eixo estratégico de integração regional, fortalecendo a economia e garantindo mais conforto e segurança para a população.
