Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA
English Version

Voluntárias do 'Costurando Sonhos Brasil' distribuem lenços no Hospital Ophir Loyola

Em um gesto de carinho, lenços foram entregues a pacientes em tratamento oncológico, reforçando a mensagem de acolhimento e esperança

Por Brenna Godot (HOL)
28/10/2025 16h33
Voluntárias do 'Costurando Sonhos' integram uma rede de apoio e acolhimento iniciada em São Paulo

O Hospital Ophir Loyola, em Belém, recebeu a visita das voluntárias do Grupo Costurando Sonhos Brasil, oriundo de São Paulo (SP), que doaram lenços às pacientes em tratamento oncológico. A ação, que integra a campanha Outubro Rosa, teve como objetivo oferecer apoio emocional e fortalecer a autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer.

A coordenadora Sueli Feio entregando lenço à paciente

Segundo Sueli Feio, coordenadora do projeto, o grupo nasceu com o propósito de transformar vidas utilizando a costura. “O objetivo do 'Costurando Sonhos' era apoiar mulheres vítimas de violência doméstica através da educação e da geração de renda. Depois, sentimos o desejo de também apoiar outras mulheres, como as que estão em tratamento oncológico. O lenço é uma ferramenta importante de empoderamento durante a quimioterapia. Além de doar o lenço, nós dizemos a essas mulheres que elas não estão sozinhas. Damos nosso carinho e apoio, e para a gente é muito importante estar aqui. Este é o nosso primeiro ano distribuindo lenços na instituição”, informou Sueli.

Voluntária Cida: venceu o câncer e hoje leva solidariedade a outras mulheres que enfrentam a doença

Entre as voluntárias estava Cida, que conheceu o projeto após encerrar o ciclo de quimioterapia. “Quando entrei no 'Costurando Sonhos' eu havia terminado meu tratamento. Conversando com a Sueli, tivemos a ideia de fazer doações de lenços não só no Outubro Rosa. Começamos em alguns hospitais, e hoje atuamos em uma grande rede em São Paulo e outros estados. Como paciente oncológica, costumo dizer que o lenço representa muito mais que um acessório. Ele simboliza o carinho, o empoderamento da mulher, a beleza. Faz muita diferença receber um lenço”, reforçou.

Paciente Ruth Cardoso: lenço simboliza acolhimento

Motivo de alegria - Para Ruth Cardoso, 40 anos, paciente em acompanhamento no HOL, e atualmente em remissão da doença, a ação foi motivo de gratidão e alegria. “Essa entrega simboliza acolhimento. Neste mês de outubro, sinto muita gratidão. Não é fácil, mas hoje é um motivo de muita alegria ver esse grupo realizando essa ação no Hospital Ophir Loyola”, acrescentou.

Para outras pacientes que enfrentam o tratamento oncológico, Ruth pediu que “tenham fé. Não fiquem tristes, não murmurem. Tentem pensar positivo, porque vai dar certo. Quando passei pelo tratamento, não deixei isso me abalar. Vai dar certo.”

De acordo com Michelly Azevedo, coordenadora da Humanização do Hospital Ophir Loyola, ações como essa fortalecem o cuidado integral oferecido às pacientes e reforçam o papel da solidariedade dentro do ambiente hospitalar.

“Proporciona a prática de acolhimento emocional e físico, e reforça a importância do trabalho voluntário através da construção solidária de fazer o bem. Durante o 'Outubro Rosa', traz a importância do autocuidado e da conscientização sobre a prevenção com especialistas e a prática do autoexame”, ressaltou a coordenadora.

Michelly Azevedo também destacou o valor simbólico do gesto de doar um lenço. Segundo ela, “a doação é importante, porém ultrapassa a representatividade de um simples acessório. Simboliza o reconhecimento do ser para além da doença.”

A iniciativa do "Costurando Sonhos Brasil", com apoio da Coordenação de Humanização e da Diretoria do Hospital Ophir Loyola, reforça a importância do acolhimento, da empatia e da valorização da mulher em todos os momentos da vida.