Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO INTEGRAL
English Version

Estado lança espaço "Pró-Mulher Acolhe" e disponibiliza novo totem de atendimento exclusivo a casos de violência doméstica

O “Pró-Mulher Acolhe” vai funcionar como uma ampliação das ações do Pró-Mulher Pará, com o objetivo de garantir o atendimento biopsicossocial a mulheres cadastradas no programa

Por Roberta Meireles (SEGUP)
30/10/2025 15h17

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou, nesta quinta-feira (30), o espaço “Pró-Mulher Acolhe”, como uma  ampliação das ações do Pró-Mulher Pará, com o objetivo de garantir o atendimento biopsicossocial a mulheres cadastradas no programa. O espaço está instalado no prédio da Segup, na travessa do Chaco, em Belém.   

O Pará é o primeiro Estado do País a garantir, por meio de um programa de segurança pública a mulheres vítimas de violência, a estrutura de atendimento biopsicossocial composta por equipe multidisciplinar, com assistente social, enfermeira, psicóloga e psiquiatra.

Para o titular da Segup, Ualame Machado, a iniciativa é inovadora, já que o Pará é, hoje, o primeiro ente federativo a garantir o atendimento às mulheres que foram vítimas de violência.

“Hoje, entregamos mais um totem de atendimento à mulher, que direciona para o atendimento para a Deam (Delegacia da Mulher) Virtual. Já entregamos em Belém, Castanhal e Ananindeua, e agora temos um dentro da Segup. Além disso, estamos abrindo um equipamento inovador em todo o Brasil, que é o espaço do 'Pró-Mulher Acolhe'. É um espaço específico para atendimento de mulheres que já estão cadastradas no 'Pró-Mulher', ou já obteve medidas protetivas. A partir de agora, elas terão também, além do aparato policial, um acompanhamento psicológico, psiquiátrico, assistencial, para que a gente possa acompanhar essa mulher, para que ela sempre tenha proteção integral do Estado”, afirmou. 

A nova estrutura da Segup também recebeu uma sala de atendimento à mulher, com o Totem de Atendimento exclusivo para ocorrências relacionadas à violência doméstica, que servirá para garantir o acesso, se necessário, de servidoras e, também, da população que procura pelo atendimento. 

A assistente social Fernanda Tavares explicou a importância da ampliação do serviço no Estado, e, agora, com a implantação de um totem dentro da Segup, facilita o acesso, inclusive de servidoras que precisem do equipamento.  

“Agora aqui na Segup nós temos a disponibilidade de um totem com o autoatendimento para as mulheres, onde elas se sentem mais acolhidas, mais seguras para fazer uma denúncia, ou mesmo receber informações acerca dos seus direitos. Porque uma mulher que sofre violência doméstica, às vezes, ela não tem muito com quem contar, não sabe a quem recorrer, então aqui ela encontra esse espaço e pode formalizar a denúncia dela, pode se sentir mais acolhida e ter acesso também a todos os direitos garantidos pelo Estado, e agora também contando com o espaço 'Pró-Mulher Acolhe'”, explicou. 

Assistente Social Fernanda

Este é o quinto totem entregue no Estado, que já conta com totens nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará, Terra-Firme, Castanhal e no Hospital Estadual da Mulher. Mais dez equipamentos estão em fase de instalação para fortalecer a rede de acesso da população.  

Lanchas rosas 

Durante a agenda, também foram entregues duas lanchas rosas, as primeiras no Brasil, voltadas exclusivamente para atendimentos relacionados à violência contra a mulher. 

“Adquirimos embarcações, inclusive blindadas, e destaco a embarcação cor de rosa, um marco no combate ao feminicídio e à violência contra as mulheres no Estado do Pará. Somos a primeira instituição de segurança do Brasil a possuir uma embarcação dedicada a essa causa. Em relação a essa política pública, reconheço o engajamento da vice-governadora, Hana Ghassan, grande envolvida nesse tema. Portanto, é crucial entender que, em nosso Estado, os rios também são vias de acesso e os moradores das áreas ribeirinhas precisam da mesma atenção que a população urbana”, enfatizou o govenador Helder Barbalho. 

Os novos equipamentos vão garantir o reforço nas ações fluviais com patrulhamento, apuração de denúncias e o reforço de segurança em geral.