Polícia Civil prende 9 integrantes de facção criminosa no Pará e em Santa Catarina
Organização criminosa é especializada em tráfico de drogas, extorsão e atentados contra agentes de segurança pública
 
Na manhã desta sexta-feira (31), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/PA) e a Polícia Civil do Pará, por meio do Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP), deflagrou a Operação “Coalizão Pela Paz”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Para (TJPA), que deu provimento a recurso interposto pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPA).
Segundo o delegado Vitor Fontes, da Ficco/PA, o inquérito policial identificou que os presos desempenhavam funções estratégicas dentro da organização criminosa. “Os investigados eram responsáveis pelo planejamento e execução de ações violentas, incluindo danos ao patrimônio, incêndios a veículos, roubos, homicídios e ataques contra agentes da segurança pública”, afirmou.
 
As prisões ocorreram em cidades paraenses, como Abaetetuba, Tomé-Açu, Santa Izabel, Paragominas, Tailândia e Salinópolis, além de Brusque e Florianópolis, em Santa Catarina.
O êxito da operação contou com a atuação do Gaeco/MPPA e o apoio de diversas unidades da segurança pública, incluindo Seap/PA, Núcleos de Apoio à Investigação de várias cidades, Delegacias de Homicídios, Superintendências da Polícia Civil, Divisões de Investigação Criminal e a Coordenadoria de Operações Especiais de Santa Catarina (Core/SC).
A FICCO/PA é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Estado do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária, com o objetivo de realizar ações integradas no combate ao crime organizado no Estado do Pará.
Texto: Jacqueline Costa, estagiária, sob supervisão de Milena Sabrina

 
					 
					 
					 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										