Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CALDEIRÃO SOLIDÁRIO
English Version

Banco de Leite da Santa Casa recebe mais de 300 frascos doados por estudantes do ensino fundamental e superior

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
31/10/2025 13h58

Mais de 300 potes de vidro foram doados ao Banco de Leite Humano (BLH), da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) durante o mês de outubro. As doações aconteceram em duas ações acadêmicas realizadas em instituições de ensino de Belém.

Na primeira ação, acadêmicos de enfermagem da Faculdade Cosmopolita participaram de uma visita técnica ao BLH e doaram mais de 60 frascos de vidro.

“Como acadêmica de Enfermagem, compreendo o quanto o leite materno é essencial para a vida e o desenvolvimento saudável de uma criança. A doação de frascos para o Banco de Leite Humano vai além de um gesto de solidariedade, é uma forma de demonstrar cuidado, empatia e amor, que pode salvar vidas todos os dias. Participar dessa ação foi muito significativo para mim, pois reforça o compromisso que escolhi ao seguir a Enfermagem, que é promover a saúde, o bem-estar e cuidar do outro com dedicação, sensibilidade e humanidade”, afirmou a universitária Camila Leal.

A segunda ação integrou o projeto “Caldeirão Solidário”, uma ação multidisciplinar realizada pela Escola Santa Emília há 21 anos, onde os estudantes se mobilizam para a arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos que são doados à instituições de assistência como centros comunitários, asilos e pastorais e que desde 2024 incluiu as doações de frascos para o BLH como um dos requisitos a serem cumpridos pelos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

“O projeto foi criado no intuito em despertar nos educandos a importância em sermos solidários. Ele consiste em duas partes: na primeira recolhemos doações, vindas deles, de roupas, brinquedos e mantimentos não perecíveis. Em 2024, a minha esposa que trabalha na Santa Casa sugeriu a doação de vidros para o Banco de Leite da Santinha e nós abraçamos a ideia. Nesse ano, por ser a primeira vez, a quantidade foi pouca, 24 frascos, mas agora e, 2025  foi bem maior, mais de 200 frascos de vidros”, explicou o professor Lucival Junior, um dos coordenadores da Gincana. 

O Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará atua na promoção e apoio ao aleitamento materno, coleta, processamento e distribuição de leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso que precisam de um alimento seguro e rico em nutrientes para seu desenvolvimento.

Os frascos de vidro recebidos dos doadores são esterilizados para serem  usados nos kits de coleta de leite entregues para as doadoras e para o armazenamento e processamento do leite captado.

A nutricionista Vanda Marvão, responsável técnica do BLH destaca a importância da participação de estudantes de todos os níveis educacionais nas doações.

“A importância da participação dos estudantes nesse evento é a questão da sensibilização desde cedo, para que eles já direcionem durante as ações de estudantes ou futuramente de vivência profissional, entendendo a importância desse gesto. Então, no momento que eles forem profissionais, eles vão lembrar daquela ação e da importância da doação de leite, porque  muitos deles tiveram a oportunidade de ver esses frascos sendo preparados para esterilização e no armazenamento e preparo do kit, então eles já sabem dessa importância desses frascos, assim como da doação de leite”.

Como doar - Para contribuir com o BLH doando frascos de vidro com tampa plástica rosqueável usados no armazenamento do leite, basta entregar as unidades de frascos vazios na recepção da Santa Casa.

Já para ser uma doadora de leite humano é preciso ter excedente de leite e estar bem de saúde. Para mais informações sobre o cadastro de doadoras e/ou doação de frascos entre em contato com o número: (91) 3251-7311.