PGE entrega alimentos arrecadados durante inscrição para Corrida e Caminhada em Belém
Nesta terça-feira (4), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) fez a entrega dos alimentos para entidades filantrópicas da Região Metropolitana
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entregou, na manhã desta terça-feira (4), na sede do órgão, em Belém, alimentos arrecadados para quatro instituições de caridade, que atendem crianças, jovens, idosos e famílias da Região Metropolitana de Belém em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram doados mais de 1.800 quilos de arroz e feijão. A programação é parte das ações comemorativas pelos 40 anos da PGE.
“No decorrer deste ano, tivemos vários eventos e momentos para comemorar os 40 anos da nossa casa. Um deles foi a nossa Corrida e Caminhada da PGE. Na ocasião, pedimos para todos os inscritos a doação de alimentos não perecíveis, com o objetivo de fazer esta doação e ajudar quem precisa", destacou a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Gluck Paúl.
Ela acrescentou: "Escolhemos quatro, porque estes eventos comemorativos existem para garantir que a comunidade, que a população paraense comemore com a gente esta data. Então, hoje estamos fazendo a entrega destes alimentos, como um momento simbólico para compartilhar com a sociedade a alegria que a gente tem de estar completando 40 anos. Estamos muito felizes e esperamos estar ajudando, um pouco que seja, estas instituições e todos aqueles que dependem do trabalho delas para melhorar de vida”.
Corrida e Caminhada – Os alimentos foram arrecadados durante a inscrição solidária desenvolvida para a 1ª Corrida e Caminhada da PGE, realizada no dia 19 de outubro deste ano. O evento foi aberto ao público, que garantiu inscrição apenas com a doação de dois quilos de alimentos (feijão e arroz, especificamente). Na ocasião, foram disponibilizadas 1.200 vagas para atletas de Belém.
Doações – As doações foram divididas entre quatro instituições que atuam em Belém e na Região Metropolitana: a Creche Lar Cordeirinho de Deus; a organização religiosa Missão Belém; a Comunidade Mar a Dentro; e a Cáritas Belém.
A Creche Lar Cordeirinho de Deus, localizada no bairro de São Brás, foi fundada em março de 2005 pela religiosa Noemi Rodrigues, a instituição sem fins lucrativos e não governamental se mantém com a colaboração da sociedade. As crianças que se encontram na creche são filhos de mães que têm baixa renda ou que trabalham; encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude e Ministério Público; vítimas de agressão de familiares ou desconhecidos, e portadoras de enfermidades de alto risco. Atualmente, o local atende mais de 385 crianças, entre 0 e 12 anos.
“Esta doação vai ajudar muito na melhoria da vida destas crianças, como também das suas famílias. Nós temos 370 crianças na creche e 15 no espaço de acolhimento. Isso contribui muito para a nutrição, desde muito cedo. Eles chegam sem tomar o café, sem fazer o desjejum, sem o almoço. Então, lá garantimos as principais refeições dessas crianças. Antes delas irem para casa, já fazem um lanchinho”, comemorou Joelma Farias, voluntária da Cordeirinhos de Deus.
A Comunidade Mar a Dentro atende, hoje, 80 crianças no Distrito de Outeiro, por meio do Projeto Comunhão em Vida, e realiza a doação de alimentos e o atendimento de demais necessidades básicas junto a famílias ribeirinhas da capital. De acordo com a Maria Irene, coordenadora do projeto, este tipo de ação contribui para manter o projeto vivo. “A gente luta para garantir que nossas crianças e estas famílias tenham, pelo menos, o seu alimento diário. Principalmente o arroz e o feijão, que são fundamentais para uma alimentação nutritiva. Então, pra gente, é uma graça de Deus receber estes alimentos e poder levar até estas crianças um pouco mais de qualidade de vida”, complementou.
A organização religiosa Missão Belém trabalha, atualmente, com 320 pessoas em situação de rua, que dependem do apoio do projeto para sobreviver, e mais 80 idosos e pessoas com deficiência, acolhidos nos três espaços mantidos, atualmente, pelo grupo, nas cidades de Belém e Benevides.
“Tudo que recebemos aqui, vamos repartir entre os três espaços mantidos pela Missão Belém. Acolhemos pessoas em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência que vivem à margem da sociedade, dando um pouco mais de conforto a estas pessoas”, disse Moisés Mascote, voluntário do projeto.
A Cáritas Aquidiocesana de Belém atua, neste momento, garantindo assistência alimentar, principalmente, a 300 famílias em situação de vulnerabilidade. Além disto, realiza, a cada duas semanas, a oferta de sopa e comida a pessoas em situação de rua na capital paraense.
“A gente só consegue, realmente, fazer este movimento de ajudar o próximo, levar até estas pessoas um pouquinho de dignidade, alimento para suas casas, porque recebemos a doação de quem se disponibiliza a ajudar. Então, estes alimentos vão trazer, com certeza, conforto a estas famílias”, concluiu
Esta foi a terceira ação solidária promovida pela Procuradoria-Geral, no decorrer deste ano, dentro das comemorações pelos seus 40 anos. A primeira ocorreu em abril deste ano, com o objetivo de arrecadar livros e somar esforços à campanha promovida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Na ocasião, a PGE arrecadou mais de 3 mil obras infantis e infantojuvenis. A segunda, foi a doação de mais de 500 itens, entre roupas de cama (lençóis e fronhas) e toalhas, doados à Creche Lar Cordeirinho de Deus e à entidade filantrópica Casa do Menino Jesus, em setembro deste ano.
