Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Governo do Pará garante moradia digna para cerca de 47 mil famílias na RMB

Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara comemoram redução no déficit habitacional, com a garantia de moradia digna para quem mais precisa

Por Kátia Aguiar (COHAB)
04/11/2025 13h16
Governador conversa com beneficiários do Programa Sua Casa em entrega do auxílio habitacional em Ananindeua

"É um sonho realizado de uma vida toda". O depoimento é da empregada doméstica Maria Madalena Souza, moradora do município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Ela recebeu a última etapa do benefício habitacional Sua Casa para concluir a obra da casa própria.

Maria Souza não contém a alegria de materializar o desejo de ter sua própria residência. "Com o segundo cheque em mãos pude comprar o restante do material que faltava, e que vai ser entregue na semana que vem, quando também vou ao banco pegar o cheque  para pagar a mão de obra. Espero terminar minha casa antes do Natal e vir morar com o meu filho, pois morava com minha mãe e nunca iria conseguir construir minha casa se não fosse a ajuda do governo”.

Maria Souza recebeu benefício Sua Casa: "Espero terminar minha casa antes do Natal para morar com o meu filho"

O Programa Habitacional Sua Casa é uma política pública do Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), que já beneficiou perto de 47 mil famílias na Região Metropolitana de Belém (RMB) que compreende os municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Marituba.

Em Belém, capital do Pará, dona de casa Maria Santinha, está reformando a casa própria com o benefício habitacional do Estado. “Era um sonho de uma vida inteira, que minha família esperava muito,  mas um sonho que nunca perdi as esperanças. Recebi  meu cheque e vou poder ajeitar minha casa e viver melhor com meus filhos, netos e bisnetos”, festejou.

A Cohab informa que o Programa Habitacional Sua Casa consiste na concessão de um cheque que é aceito nas lojas com CNPJ ativo ( Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)  para aquisição de material de construção. Há ainda um valor em dinheiro para pagamento da obra de obra do pedreiro. O benefício total pode chegar a R$ 21 mil.

O Programa Sua Casa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.), além de idosos, famílias de pessoas com deficiência (PcDs), entre outros critérios técnicos.

O diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, detalha que  o benefício atende famílias em todas as regiões de integração do Pará. “Desde que foi criado pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana, o Sua Casa beneficiou entre os anos de 2019 a 2025, mais de 150 mil, sem distinção, um investimento do Governo do Pará superior a R$ 1,3 bilhão, o que mostra o compromisso de quem governa o Pará com as famílias que mais precisam de apoio”, pontua Pioneiro. 

O Programa Habitacional Sua Casa não é financiamento é uma doação que o Governo do Pará faz às famílias.