Operação Virtude 2025 encerra com prisão e fiscalizações
Durante o mês, foram destacadas 51.834 ações educativas com emprego de 103 agentes de segurança pública
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos de segurança do Estado, coordenou a Operação Virtude 2025, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o objetivo prevenir e reprimir crimes contra a pessoa idosa, assegurando a proteção integral e contribuindo para o envelhecimento digno da população paraense. A operação resultou em prisão, ações educativas, aberturas de procedimento e fiscalização.
Durante o mês, foram destacadas 51.834 ações educativas com emprego de 103 agentes de segurança pública. Ao todo foram 19 ações de panfletagem realizadas, 22 ações educativas em mídia digital, 44 palestras realizadas e um alcance estimado de 48.983 pessoas.
A operação também resultou em diligências policiais com 85 denúncias apuradas, 454 vítimas atendidas e uma prisão. Em relação aos procedimentos gerados, foram 155 Boletins de Ocorrência registrados; quatro inquéritos concluídos com autoria identificada; 34 inquéritos instaurados; quatro medidas cautelares representadas; dez medidas protetivas de urgência solicitadas; nove Termos Circunstaciados de Ocorrência e 8 vistorias técnicas realizadas, totalizando 224 procedimentos lavrados.
As atividades tiveram como objetivo conscientizar a sociedade sobre o respeito e a valorização da pessoa idosa, estimular a denúncia de casos de violência e fortalecer ações preventivas que contribuam para um ambiente mais seguro e acolhedor.
Com palestras, visitas comunitárias, panfletagens e parcerias com instituições locais, o Estado reforçou seu compromisso com a proteção dos direitos das pessoas idosas e com a promoção da paz social.
“Com a Operação Virtude, reforçamos nosso compromisso com a população idosa do Pará. Nossa atuação é firme na prevenção e repressão de crimes, garantindo a proteção integral e contribuindo ativamente para um envelhecimento digno de nossos cidadãos”, destaca o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
Operação Virtude 2025 - A operação ocorreu em alusão ao mês de aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), e é uma ação integrada de abrangência nacional. No Pará, as fiscalizações e ações atingiram os municípios Belém e Região Metropolitana, Castanhal, Capanema, Salinópolis e Santarém. Estiveram mobilizados agentes das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar.
