Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE
English Version

Jovens concluem curso de inglês da Fundação ParáPaz e se preparam para a COP30

O curso gratuito amplia oportunidades e fortalece a inclusão de jovens na economia e no mercado de trabalho

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
05/11/2025 15h41

Após um mês de aprendizado intenso, 72 jovens concluíram o curso de inglês nesta terça-feira (4), promovido pela Fundação ParáPaz, na Unidade João Paulo II, em Belém. A formação teve como objetivo preparar os participantes para o mercado de trabalho e para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

A coordenadora Denise e a professora do curso de inglês, ao lado da equipe da Fundação ParáPaz

Durante a qualificação, os alunos tiveram aulas práticas e dinâmicas voltadas para situações reais do cotidiano, como atendimento ao público, mobilidade, compras e câmbio. A professora Gisele Ramalho trabalhou de forma objetiva, com material em inglês e exercícios de prática imediata, para que os jovens pudessem aplicar o aprendizado no dia a dia.

Entre os alunos está Junielle Silva, de 20 anos, que foi selecionada para trabalhar como recepcionista no Parque da Cidade, durante a COP30. Ela afirmou que o que aprendeu durante as aulas foi essencial para conquistar a vaga e para se sentir mais preparada para o desafio.

“Participei de uma seleção e consegui o trabalho. E durante o curso aprendemos coisas básicas pra orientar, recepcionar, ajudar com informações, indicar onde pegar um táxi ou onde fica o banheiro. Foi muito útil, além de agregar conhecimento e segurança, porque me sinto mais preparada e confiante. Minha expectativa está alta, é um evento muito importante. Tenho praticado em casa, até falando com as paredes pra treinar, e acho que vai ser ótimo pra mim”, contou.

Jaqueline Santana foi uma das certificadas no curso de inglês

A oportunidade representou um aprendizado transformador para outra aluna, Jaqueline Santana, que conheceu o curso por indicação de uma amiga e disse que foi uma chance única de adquirir conhecimentos. 

“Vou poder aplicar o que aprendi e espero também compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Sou muito grata por essa chance porque se eu tivesse que pagar, seria um valor muito alto. Ter acesso a tudo isso de forma gratuita foi realmente especial”, disse.

A coordenadora da unidade, Denise Braga, ressaltou a relevância da qualificação. “Ficamos muito felizes com o resultado e com o empenho dos participantes. O aprendizado adquirido aqui será útil não apenas durante a COP30, mas também na vida profissional de cada um”, salientou.