Museu de Arte Sacra recebe exposição 'Climate Elders' durante a COP 30 em Belém
Mostra retrata impacto da crise climática na vida de pessoas idosas através da fotografia
O Museu de Arte Sacra do Pará (MAS), sediará a exposição “Climate Elders”, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A mostra será inaugurada no dia 7 de novembro, das 18h às 22h, na Galeria Fidanza do museu, localizado no histórico complexo da Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, em Belém, e fica aberta ao público até o dia 31 de dezembro deste ano, com ingressos a R$ 4. A exposição é um projeto fotográfico global criado pela iniciativa 1in6by2030 em parceria com a HelpAge International.
A exposição reúne o trabalho fotográfico de profissionais de mais de 21 países, com o objetivo principal de expor o cotidiano vivido por pessoas idosas afetadas pela crise climática. Os trabalhos retratam como essas transformações mexem com as suas vidas e seus meios de subsistência. A curadoria da exposição fica a cargo de Yasemin Elci e a organização é de Leonardo Carrato, que também encabeçam duas visitas guiadas, uma no dia 8 de novembro e outra no dia 15.
Cada retrato exposto é acompanhado por uma mensagem pessoal dirigida aos líderes mundiais. São reflexões íntimas que reforçam um apelo coletivo por urgência, dignidade e inclusão nas políticas climáticas globais.
Pelo menos 22 fotógrafos assinam os retratos reunidos pela exposição, são eles: Amber Bracken, Ana Caroline de Lima, Aron Simeneh, Bektur Zhanibekov, Cynthia Matonhodze, Debsuddha, Ed Kashi, Francisco Vigo, Ilvy Njiokiktjien, Jan Guth, Jannatul Mawa, Jittrapon Kaicome, Lê Xuân Phong, Leonardo Carrato, Light Oriye, M’hammed Kilito, Matias Bercovich, Nadia Bseiso, Paolo Verzone, Sara Terry, Tace Stevens, Thomas Byczkowski.
Serviço
Exposição: Climate Elders
Local: Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra do Pará
Endereço: Praça Frei Brandão, Cidade Velha
Igressos: R$ 4
Data: 7 de novembro a 31 de dezembro de 2025
Abertura: 7 de novembro, das 18h às 22h
Visitas guiadas: 8 e 15 de novembro, às 15h
