Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA AMAZÔNICA

São José Liberto funciona em horário especial durante a Exposição do Museu do Artesanato Paraense

A mostra, promovida pelo Governo do Pará com apoio do Sebrae e dos Correios, permanecerá aberta ao público das 16h às 22h, com entrada franca

Por Aldirene Gama (SEDEME)
06/11/2025 18h00

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) informa que, excepcionalmente, no período de 11 a 21 de novembro, em função da COP30, o Espaço São José Liberto (ESJL) abrirá ao público das 10h às 22h. A mudança oferece mais tempo para visitar o Museu do Artesanato Paraense (MAP), iniciativa inédita do Governo do Pará durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, sediada em Belém.

Espaço São José Liberto, centro de valorização do trabalho artesanal no Pará

A abertura oficial do MAP será na terça-feira (11), às 16h, no hall do Anfiteatro Coliseu das Artes. A mostra permanecerá aberta ao público até 21 de novembro, sempre das 16h às 22h, com entrada franca.

Os demais espaços do São José Liberto estarão abertos ao público das 10h às 22h, incluindo lojas de venda de joias artesanais em prata e outros metais nobres, com gemas minerais e matéria-prima regional, criadas por designers, ourives e lapidários que fazem parte do Polo Joalheiro; a Casa do Artesão, que reúne grande diversidade do artesanato paraense; a Capela São José; o Museu de Gemas do Pará; o Espaço Gourmet e o Jardim da Liberdade.

Anfiteatro Coliseu das Artes

Força da ancestralidade - O MAP vai expor o trabalho de cerca de 55 artesãos, de várias regiões do Pará, promovendo a comercialização de peças que valorizam a matéria-prima local e a identidade cultural paraense. Os visitantes poderão apreciar criações inspiradas nas culturas marajoara e tapajônica, que expressam a força da ancestralidade amazônica por meio do artesanato, além de apresentações musicais de artistas locais.

Jardim da Liberdade reúne quartzos e ametistas distribuídos em formato de mandala

A mostra fomentará a geração de renda, mas também oferecerá ao público um mostruário da diversidade cultural amazônica, com o objetivo de projetar o artesanato paraense para o mundo durante a COP30.

Diversidade do artesanato paraense na Casa do Artesão

O Museu do Artesanato Paraense (MAP) é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e os Correios.