Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Pará reforça protagonismo ambiental em evento sobre soluções climáticas baseadas no oceano

Por meio da Semas, estado participou de evento com representantes de governos estaduais e municipais, especialistas internacionais e instituições financeiras

Por Jamille Leão (SEMAS)
07/11/2025 11h58

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), marcou presença no evento “Soluções Climáticas Baseadas no Oceano: Governos Subnacionais na Vanguarda da Implementação”, realizado nesta semana, no aquário AquaRio, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes de governos estaduais e municipais, especialistas internacionais e instituições financeiras para discutir o papel estratégico dos entes subnacionais na agenda oceano-clima.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, participou da mesa de abertura, com uma fala sobre as ações do Governo do Pará no enfrentamento à crise climática e na implementação de soluções baseadas na natureza que também envolvem os ecossistemas costeiros e marinhos.

Durante a cerimônia, os representantes dos estados e municípios brasileiros, incluso o Pará, assinaram a Carta de Compromisso dos Governos Subnacionais com Soluções Climáticas Baseadas no Oceano, documento que reforça o engajamento dos entes federativos com políticas voltadas à proteção e restauração dos ecossistemas costeiros, ao aumento da resiliência das comunidades e à integração das ações locais aos objetivos globais de clima e biodiversidade. 

“O Pará tem trabalhado de forma integrada para fortalecer a governança climática e ambiental nacional, com ações que unem mitigação, adaptação e conservação. A assinatura dessa carta simboliza nosso compromisso em ampliar o olhar sobre os oceanos e suas conexões com os rios e manguezais da Amazônia”, destacou o secretário adjunto.

O evento foi organizado pela Enviada Especial para o Oceano da COP30 e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), com apoio de instituições como WWF-Brasil, Rare Brasil, Mission Blue e Bloomberg Philanthropies. A iniciativa integra o Mutirão Azul da COP30, movimento internacional de mobilização, com entrega da carta compromisso assinada pelos governos subnacionais à Presidência da COP 30, para fortalecer a agenda oceano-clima, no caminho rumo à Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada em Belém, neste mês.