Metropolitano fortalece rede hospitalar com campanha de doação de sangue
Ação beneficiou pacientes e contribuiu para os estoques de sangue no Pará
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), realizou, na tarde da quinta-feira (6), uma nova campanha de incentivo à doação de sangue junto a colaboradores da unidade. A ação contou com a participação de 26 voluntários, número que representa um impacto positivo direto na assistência a mais de 100 pacientes, considerando que cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas.
O resultado reforça a importância da mobilização contínua e da parceria entre instituições para manter os estoques de sangue em níveis seguros e garantir o atendimento de quem mais precisa.
“A caravana de doação de sangue do Hospital Metropolitano é uma ação que salva vidas e reforça o poder da solidariedade. Todos os meses, centenas de pacientes dependem das transfusões realizadas no hospital e cada doação pode ajudar até quatro pessoas. Mais do que um gesto de generosidade, doar sangue é um ato de amor, cidadania e responsabilidade com o próximo. Quando a comunidade se une em prol da vida, mostramos que juntos somos mais fortes”, destacou Fabrício Lopes, biomédico e supervisor da Agência Transfusional do HMUE.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer os estoques de sangue da rede hospitalar estadual e conscientizar sobre a importância desse gesto de solidariedade.
A ação foi promovida em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que disponibilizou um micro-ônibus para o transporte dos voluntários até o ponto de coleta. A estrutura facilitou a participação dos colaboradores e garantiu mais conforto e agilidade durante o processo de doação.
Com mais de 200 transfusões realizadas mensalmente, o hospital é referência no atendimento a vítimas de traumas graves e depende diretamente do abastecimento constante de hemocomponentes.
Seja um doador. Saiba o que é necessário:
>Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis);
>Pesar, no mínimo, 50 kg;
>Estar em boas condições de saúde;
>Apresentar documento oficial com foto.
Além disso, os voluntários devem evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e estar bem alimentados e hidratados.
Estrutura - Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.
