Táxis de Belém ganham nova identidade visual para a COP30
Ação coordenada pelo governo do Pará, por meio do Detran, reforça mobilidade, segurança e acolhimento para turistas e moradores
Preparada para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Belém ganhou um novo visual nas ruas. Os táxis regularizados da capital paraense foram adesivados com as cores e logotipos do evento, em uma ação coordenada pelo governo do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
O objetivo é padronizar e facilitar a identificação dos veículos oficiais que atenderão moradores, turistas e delegações durante a conferência. A iniciativa é opcional e colaborativa, voltada aos permissionários devidamente regularizados junto à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).
A vice-governadora Hana Ghassan destacou o impacto positivo da COP30 na economia e no setor de transporte. “A COP30 movimenta a economia e muda a rotina da cidade. É um legado efetivo de geração de emprego e renda. Os taxistas conseguem aumentar o número de passageiros e melhorar a renda familiar, gerando perspectivas de melhora do futuro. É isso que queremos para Belém e para o Pará: uma economia mais forte e com oportunidades para a nossa população. Parabéns ao Detran pela ação que está deixando os táxis mais bonitos e identificados para o evento”, destacou.
Taxista há mais de 22 anos no Aeroporto Internacional de Belém, Eduarda Lopes aprovou a novidade. “Para nós, facilitou muito a identificação, porque o turista chega e logo reconhece nossos carros. Ele quer ir com segurança pra onde for, e segurança hoje em dia é tudo. Não tivemos nenhum custo, foi totalmente gratuito. Agradeço ao governo do Estado, que fez isso pra gente. Agora é só agradecer”, disse.
Além da padronização visual, os profissionais também participaram de cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelo Detran. Nesta semana, foram entregues três mil certificados a taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo.
A diretora-geral do Detran-PA, Renata Coelho, ressaltou a importância da ação para fortalecer a imagem da cidade-sede da COP30 e melhorar a experiência dos visitantes. “Essa iniciativa é um gesto de acolhimento e valorização dos nossos profissionais. Além de reforçar a identidade visual da conferência, ela contribui para que turistas e moradores reconheçam com mais facilidade os táxis regularizados, promovendo segurança, organização e orgulho para quem trabalha nas ruas de Belém”, afirmou.
A ação integra o plano de mobilidade e organização urbana da capital, que prevê melhorias no transporte, sinalização e infraestrutura, alinhadas às diretrizes de sustentabilidade e acolhimento dos visitantes. A expectativa é que milhares de pessoas, entre autoridades e representantes de diversos países, circulem por Belém durante o evento, e os taxistas terão papel essencial nesse movimento.
