Projeto da Uepa e Instituto Oswaldo Cruz reúne professores para conscientização sobre a doença de Chagas
O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), no auditório do Planetário do Pará, e contou com a presença da diretora-geral do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia Jorge
Reafirmar a importância da cooperação científica, da educação e do diálogo entre saberes, em prol da saúde e da vida foi o propósito do evento “Diálogos com Professores da Educação Básica: Doença de Chagas, Sala de Aula e Saberes”, realizado na manhã desta sexta-feira (7). A iniciativa foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
O encontro ocorreu no auditório do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) e reuniu a diretora-geral do Instituto Oswaldo Cruz, Tania Cremonini de Araujo-Jorge; gestores da Uepa e professores da Educação Básica de diversos municípios paraenses, como Bagre; Igarapé-Miri; Marituba; Melgaço; Moju; Portel; Santa Izabel; Santo Antônio do Tauá; Soure; Salvaterra; Santarém Novo; Vigia; Bujaru; Abaetetuba; Curuçá; Cametá e Limoeiro do Ajuru, além de docente de Campinas (SP).
A parceria entre PPGEECA e IOC vem se fortalecendo ao longo do tempo por meio do projeto Expresso Chagas XXI e, atualmente, ganha amplitude com a criação da Rede Internacional de Chagas Pró-Amazônia, vinculada ao projeto “Educação Científica e Inclusão para Promover a Alegria de Viver com a Doença de Chagas em Áreas Amazônicas”.
Segundo Tania Jorge, o projeto, aprovado há cerca de duas semanas, representa a primeira captação de recursos voltada para atividades com profissionais da educação, envolvendo ações de extensão, formação de professores e atividades em escolas. A iniciativa marca um passo importante na integração entre ciência e educação, fortalecendo o papel dos professores na prevenção, conscientização e enfrentamento da doença de Chagas, especialmente em regiões amazônicas onde o risco de transmissão é mais elevado.
A diretora-geral do Instituto Oswaldo Cruz ressaltou que esta foi a primeira vez, como pesquisadora em doença de Chagas, que participou de um evento reunindo educadores: “Estou muito emocionada. Estar aqui com vocês, no epicentro da expansão da doença de Chagas na Amazônia, que é Belém, onde o maior número de casos acontece, é muito importante. O risco está presente, e precisamos trabalhar o risco o tempo todo”, disse.
Diálogo
Durante a manhã, a pesquisadora Tania Araujo-Jorge conduziu o diálogo com os professores participantes. Entre eles, esteve presente a pedagoga Roberta Pantoja, que atua na Escola Municipal da Faveira, localizada na ilha de Cotijuba, em Belém. Ela destacou a importância do encontro para os educadores. “Só tenho a agradecer enquanto profissional da educação que trabalha na região insular de Belém. Foi uma manhã de aprendizado didático, claro e objetivo. Muitas das informações que recebemos hoje eram inéditas para nós, e isso nos permite atuar como multiplicadores desse conhecimento em nossa comunidade”, afirmou.
O pedagogo com atuação na Educação Básica do município de Santarém Novo, e ex-técnico do CCPPA, Ozimar Silva, destacou que a atividade “foi bem importante para adquirir mais aprendizado sobre a doença de Chagas e servir ainda mais de alerta sobre os cuidados necessários”.
Para a professora do PPGEECA e uma das organizadoras da atividade, Jacirene Albuquerque, “a participação dos professores da Educação Básica contribuirá para promoção de multiplicadores e o fortalecimento de ciência cidadã na Amazônia Paraense sobre doença de Chagas”.
A coordenadora do PPGEECA, Priscyla Luz, destacou que a nova cooperação firmada pretende ampliar de forma expressiva a atuação em diferentes frentes acadêmicas. “Temos a convicção de que essa cooperação ampliará significativamente a atuação da rede no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, fortalecendo o diálogo entre ciência, educação e sociedade. Além disso, contribuirá para a internacionalização do PPGEECA, fortalecendo suas metas e impulsionando o avanço e a consolidação do programa neste quadriênio”, concluiu.
