Sectet apresenta painel sobre Agenda 2030 em conferência da ONU
A iniciativa foi conduzida pela Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) e teve como destaque a coordenação do painel pela professora Sarah Batalha, docente da Eetepa Francisco Coimbra Lobato, localizada em Santarém
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), marcou presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) com a apresentação do painel “Ciência, educação e governança: o papel estratégico das instituições na implementação dos ODS e da Agenda 2030”, realizado nesta segunda-feira (10), na área verde do evento (Green Zone).
A iniciativa foi conduzida pela Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) e teve como destaque a coordenação do painel pela professora Sarah Batalha, docente da Eetepa Francisco Coimbra Lobato, localizada em Santarém. Representando o Oeste do Pará em um dos maiores eventos ambientais do mundo, a educadora expressou satisfação por levar à COP30 os resultados de uma metodologia de ensino baseada na linguagem da Agenda 2030, implementada desde 2024, com planejamento iniciado no ano anterior.
“O painel é uma oportunidade de mostrar o protagonismo do Oeste do Pará e como já estamos atuando em prol das agendas globais, climáticas e ambientais. É um retorno significativo para toda a comunidade do Estado do Pará e da Amazônia”, afirmou Sarah. Ela destacou ainda que a escola de Santarém é a única entre as 38 EETEPAs do Estado a ter um painel apresentado na COP30, o que representa um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido pela instituição.
O painel teve caráter interinstitucional, reunindo representantes da sociedade civil organizada (OAB), da Universidade Federal e do governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República. O objetivo foi promover o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer a cooperação entre diferentes setores na implementação das metas da Agenda 2030.
A coordenadora de Projetos da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Patrícia Carvalho, ressaltou a importância da iniciativa. “Eventos como esse são fundamentais para conectar instituições e fazer avançar a agenda dos ODS. Faltando cinco anos para o encerramento da Agenda 2030, ainda há metas ambiciosas a serem alcançadas, e isso exige o compromisso de governos locais, sociedade civil e empresas”, afirmou.
Também presente no painel como ouvinte, o professor Alex Santos da Silva, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), enfatizou a relevância da discussão sobre os ODS na educação. “Percebemos um movimento crescente em Santarém, mas é preciso avançar mais. A presença de autoridades, especialistas e um público engajado reforça a importância de integrar a igualdade social às práticas acadêmicas”, destacou.
Somando esforços à agenda global, a EETEPA de Santarém encerrou o ano passado com 92 projetos vinculados aos ODS, reafirmando o compromisso da educação técnica paraense com a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Texto: Carla Couto/Ascom Sectet
