Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM À COP30
English Version

Governo do Pará ilumina Estádio Mangueirão e hasteia Bandeira do Estado no Mangueirinho

O ato também marca a transferência da capital federal para Belém durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
11/11/2025 19h31
O Mangueirão iluminado com o vermelho, azul e branco da Bandeira do Pará

Na noite desta terça-feira (11), o Estádio Olímpico do Pará "Jornalista Edgar Proença", o  Mangueirão, foi iluminado nas cores da bandeira do Estado, em homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A ação celebra também o período em que Belém se torna, oficialmente, a capital do Brasil durante o evento ambiental, entre 11 e 21 de novembro.

O Mangueirão, principal espaço de eventos esportivos do Estado, recebeu antes da COP30 o "Global Citizen Festival: Amazônia", que reuniu milhares de pessoas em uma celebração cultural pela preservação da floresta e justiça climática.
 
Além do Mangueirão, a Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, ao lado do estádio, também está com a Bandeira do Pará hasteada, ampliando a homenagem.

Conscientização - O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância da ação. “Hoje, com muito orgulho, o nosso Novo Mangueirão ganha as cores da Bandeira do Pará para celebrar um momento histórico: a realização da COP30, e o fato de Belém se tornar a capital do Brasil durante o evento. O estádio, que já sediou grandes competições e shows internacionais, agora se soma às causas ambientais, reafirmando o papel do esporte e da cultura como instrumentos de transformação e consciência sustentável”, disse Cássio Andrade.

A iluminação especial integra a realização da COP30, evento que reúne líderes mundiais, cientistas, ambientalistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios das mudanças climáticas.

Capital federal - A transferência simbólica da capital federal de Brasília para Belém foi oficializada por lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o período da conferência, todos os atos oficiais do governo federal serão registrados como emanados da capital paraense, um reconhecimento histórico do papel da Amazônia, e do Pará, na agenda ambiental global.

Com o Mangueirão iluminado e o Mangueirinho com a Bandeira do Estado hasteada, Belém reafirma sua vocação como cidade da sustentabilidade, cultura e do esporte.