Hemodiálise do HRPM realiza ação especial de prevenção ao diabetes
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, realizou na sexta-feira (14), ação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Diabetes, conduzida pela equipe multiprofissional do Centro de Hemodiálise. A iniciativa teve foco na educação em saúde e no acolhimento dos pacientes renais crônicos, reforçando a importância da informação para o cuidado diário. Profissionais de Enfermagem, Nutrição e Psicologia conduziram a roda de conversa sobre cuidados essenciais.
Durante o encontro, foram distribuídos materiais informativos e os pacientes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências. A equipe reforçou que o diabetes é uma das principais causas de Doença Renal Crônica, destacando a importância do acompanhamento contínuo e de hábitos saudáveis.
Para Jessica Galucio, nutricionista clínica do HRPM, “falar sobre alimentação saudável é sempre importante e fundamental para a saúde e bem-estar da população. Hoje, no dia que trabalha a prevenção do diabetes, realizar uma ação com os pacientes e acompanhantes de hemodiálise foi essencial”, afirmou.
Ela acrescenta que a ação promoveu conscientização e enfatizou a importância do tratamento. “Orientamos sobre os alimentos adequados e explicamos sobre índice glicemico dos alimentos, assim como a importância do autocuidado, que foi trabalhado com a equipe efermagem. Eles explicaram sobre o pé diabético e os riscos que pequenas feridas podem ocasionar”.
Aprovação - Durante a ação educativa realizada no hospital, a paciente Marilucia Pantoja Gomes, 38 anos, falou sobre a relevância da iniciativa e compartilhou um pouco de sua experiência no tratamento de hemodiálise, que realiza há quase dois anos no HRPM.
“Eu sabia que o mês de novembro trabalha a prevenção do diabetes. É bom ter alguém para explicar o que significa diabetes. Muita gente ainda não sabe o motivo de a doença aparecer no sangue. Agora a gente já entende melhor”, pontuou Marilucia.
A paciente também elogiou a atuação da equipe multiprofissional do hospital. “Minha avaliação para a equipe é 10. Eu me dou muito bem com todos daqui. Até digo que, quando eu for embora, vou chorar de saudade”, disse emocionada.
Em hemodiálise há 1 ano e 11 meses, Marilucia destaca que o atendimento recebido tem sido fundamental para sua qualidade de vida. “Acho o tratamento ótimo. Desde a UTI até a hemodiálise, nunca dei uma nota baixa. Sempre digo para os meus amigos: deem valor, porque aqui encontramos um hospital bom para conseguir tratamento”, afirmou.
Dados - De janeiro a outubro de 2025, o HRPM contabilizou 5.304 sessões de hemodiálise.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade na região do 8º Centro Regional de Saúde (CRS), formada por Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim
