Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Sedap e Instituto Mamirauá assinam termo de compromisso para fortalecer ações voltadas às resex

Por Camila Botelho (SEDAP)
18/11/2025 22h39

Foi assinado nessa terça-feira, 18, na Green Zone, o termo de cooperação técnica firmado entre Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). 

O termo estabelece o aperfeiçoamento de projetos como o fortalecimento de processos de manejo participativo de recursos naturais para о desenvolvimento econômico sustentável, a conservação da biodiversidade e a manutenção de estoques de carbono em áreas alagáveis da Amazônia e um caminho participativo moderno e sustentável para o futuro dos manguezais amazônicos. 

Orlando Lobato, diretor de pesca da Sedap explicou que essa parceria é uma pesquisa científica e conhecimento técnico com gestão de recursos de forma compartilhada. "O Instituto Marmirauá financiará recursos justamente para que seja implementado na nossa região a melhoria da qualidade de vida desse povo que vive aqui na nossa floresta de manguezais, nos mangues, que trabalham nas reservas extrativistas que nós temos hoje". 

O diretor geral do Instituo Mamirauá, João Valsecchi afirma que a parceria entre a Sedap e o Instituto é de extrema importância principalmente nesse contexto de desenvolvimento regional de políticas públicas. "Nesse momento, pensando em desenvolvimento sustentável, no cenário de mudanças climáticas, no impacto que temos que gerar para as comunidades locais essa é uma parceria fundamental junto de um órgão responsável por políticas públicas com o instituto de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia que gera conhecimento para ser a base das ações implementares do território". 

Presidente da Alepa, deputado Chicão Melo assinando o termo

O Estado conta com 16 municípios distribuídos em 14 Reservas Extrativistas (Resex) do litoral paraense. O termo visa o apoio, entre outros, na questão do transporte sustentável do caranguejo e capacitação dos moradores das Resex no manejo: desde a extração e transporte até a venda. Em agosto deste ano, como parte das ações conjuntas, a Sedap e o Mamirauá realizaram a feira do caranguejo no município de Soure, no arquipélago do Marajó, com a finalidade de fortalecer os processos de manejo participativos dos recursos naturais com foco no desenvolvimento econômico sustentável.