Skate e sustentabilidade se unem na COP30 com evento na terceira maior pista do Brasil
Pista do Parque da Cidade recebe o Skate BB na COP30, que integra a programação esportiva gratuita da Green Zone
A terceira maior pista de skate do Brasil e da América Latina, instalada no Parque da Cidade, reafirma seu papel como um dos principais instrumentos de difusão do skate no Pará. Desde sua inauguração, o espaço tem atraído atletas, projetos sociais e competições, e nesta quinta-feira (20) recebeu mais um grande evento: o Skate BB na COP30, que integra a programação esportiva gratuita da Green Zone da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), e segue até às 17h.
O evento reúne estrelas nacionais e internacionais da modalidade e oferece ao público atividades como cash for tricks, sorteio de skates e brindes exclusivos, aulas com instrutores profissionais, empréstimo de equipamentos de segurança, além de uma demo session com grandes nomes do skate. O objetivo é ampliar o acesso ao esporte, estimular novos praticantes e reforçar o legado estrutural deixado pela COP30 para Belém.
Crianças atendidas pelo projeto social Café com Skate, que oferece aulas e orientação esportiva a jovens de comunidades locais, participam das atividades e vivenciam uma experiência inédita ao lado de seus ídolos.
Entre os participantes estão o lendário Bob Burnquist, os skatistas olímpicos Augusto Akio e Raicca Ventura, a amazonense Daniela Vitória e o skatista e empreendedor social Davison Fortunato, todos do Squad BB. Também marcam presença Gianlucca Zanardi e Ivan Freitas, do canal SKTBR, o maior canal de skate do YouTube no Brasil, que visitam Belém pela primeira vez.
Ao conhecer o espaço, Bob Burnquist destacou a qualidade técnica da pista. “Fui muito bem surpreendido. A área de street é muito bem feita, com obstáculos para todas as habilidades. A pista é perfeita para evolução, e a galera de Belém deve estar muito feliz, porque não é todo lugar que tem uma estrutura assim”, afirmou o maior medalhista da história dos X Games.
A receptividade do público paraense também foi elogiada por Ivan Freitas, do SKTBR: “A galera é muito receptiva, calorosa e amorosa. A gente só agradece.”
O evento conta com apoio da Federação Paraense de Skate. Para o presidente, Augusto Formiga, a participação de grandes nomes da modalidade reforça o crescimento do skate no Estado. “É uma alegria enorme ver atletas históricos dividindo a pista com nossas crianças e skatistas locais. O Banco do Brasil dá um exemplo de incentivo ao esporte e integração com a comunidade paraense”, disse o presidente.
Pista já impulsiona competições no Estado
Desde sua abertura em 27 de junho, o Parque da Cidade tornou-se referência esportiva em Belém. Em julho, recebeu a segunda etapa do Circuito Paraense de Skate Street, reunindo mais de 100 atletas de várias idades e níveis de habilidade. A estrutura tem ampliado o alcance da modalidade e contribuído para a formação de novos talentos.
Com a COP30 mobilizando ações culturais, esportivas e socioambientais em Belém, a pista é um dos principais legados da conferência, fortalecendo a prática do skate e promovendo inclusão por meio do esporte.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, destacou o impacto do espaço para o desenvolvimento esportivo e social do Estado. “O Parque da Cidade é hoje um dos principais ambientes de convivência e prática esportiva de Belém. A pista de skate representa um marco para a juventude e para o crescimento da modalidade no Pará”, destacou.
