Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATER CLIMÁTICA
English Version

Servidores da Emater serão capacitados para intensificar atendimento sobre mudanças climáticas no meio rural

Capacitação inédita do MDA, apresentada na COP30, vai qualificar extensionistas da Emater para orientar agricultores familiares em práticas sustentáveis e no enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas

Por Governo do Pará (SECOM)
20/11/2025 15h57

Agentes de campo a serviço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), os chamados “extensionistas rurais do governo do Pará”, devem participar, no primeiro semestre do ano que vem, de um curso inovador quanto a como orientar melhor os agricultores familiares dos 144 municípios a adotar estratégias sustentáveis e a acionar políticas públicas no enfrentamento de mudanças climáticas. 

A capacitação “Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e Mudança do Clima na Agricultura Familiar" foi pré-lançada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em evento na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Emergências Climáticas (COP30), em Belém. 

O Painel em questão realizou-se na Agrizone, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no bairro do Marco, com apresentação convidada da coordenadora de operações da Emater: engenheira ambiental Camila Salim, especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e mestra em Ciências Ambientais.

“A importância da Emater neste contexto emergente de Ater Climática é levar políticas públicas que auxiliem os agricultores e agricultoras a reduzir o impactos das mudanças climáticas. Como exemplo, temos o PRA [Programa de Regularização Ambiental], o PSA [Pagamento por Serviços Ambientais] e o próprio crédito rural. Também ressaltamos a questão das tecnologias: a irrigação na implantação de SAFs [Sistemas Agroflorestais] é outro exemplo”, detalha. 

Curso

O treinamento de 40h oferecido pelo MDA e parceiros será online, gratuito e aberto a qualquer pessoa, em nível MOOCs (Massive Open Online Courses - “online, abertos e massivos”, em inglês), por plataforma de Ensino à Distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A grade considera os saberes dos povos e comunidades originários e tradicionais, as legislações do setor e o uso de energias renováveis na produção rural. 

Texto: Aline Miranda