Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO
English Version

HOL recebe doação de 63 mechas e reforça ações de humanização para pacientes oncológicos

Parceria com o projeto Fios de Amor contribui para a confecção de perucas e reforça o apoio emocional às pacientes oncológicas do HOL

Por Brenna Godot (HOL)
24/11/2025 16h49
Equipe de Humanização do HOL recebendo as mechas do Projeto Fios de Amor

O Hospital Ophir Loyola recebeu a doação de 63 mechas de cabelo do projeto Fios de Amor, iniciativa desenvolvida pelo Grupo Mateus com o propósito de fortalecer a autoestima de pacientes em tratamento contra o câncer. As mechas serão transformadas em perucas pelos peruqueiros voluntários do Setor de Humanização, chegando às pacientes que enfrentam os efeitos da quimioterapia e da queda capilar.

O projeto Fios de Amor surgiu, segundo sua coordenadora Evelin Oliveira, a partir da percepção do potencial do Grupo Mateus em contribuir com o bem-estar emocional de mulheres em tratamento oncológico. “Doar autoestima não custa nada”, afirma. A iniciativa atua desde 2018 e hoje está presente em onze cidades de sete estados, com quase 30 salões parceiros, ultrapassando mil doações encaminhadas para instituições que acolhem pacientes com câncer.

A doação realizada ao HOL integra o compromisso do projeto em apoiar pessoas em tratamento oncológico. “É uma forma de contribuir com a autoestima das pacientes, fortalecendo as energias para continuar lutando. Quem doa sabe que está ajudando a devolver beleza e autoconfiança a uma mulher”, destaca Evelin. Ela reforça que o maior desafio atual é ampliar o número de doadores e alcançar mais pessoas com a mensagem da campanha.

Para a coordenadora de Humanização do HOL, Michelle Azevedo, o impacto é visível e transformador. “Temos a oportunidade de transformar essas mechas em perucas, resgatando a dignidade e a força das pacientes. Cada entrega é marcante. Acolhemos mulheres fragilizadas e vemos a autoestima renascer”, afirma. O setor destaca que a iniciativa está alinhada ao cuidado integral, que considera dimensões físicas, emocionais, sociais e espirituais.

A Diretoria do HOL reforça que iniciativas como essa são essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida das pacientes, reafirmando o compromisso institucional com ações humanizadas e com parcerias que fazem diferença na jornada do tratamento oncológico.

Mechas de cabelo doados pelo projeto Fio de Amor

O hospital destaca ainda que quem desejar contribuir com doações de mechas, materiais ou apoio voluntário pode entrar em contato com o Setor de Humanização, que orientará sobre formas de participação e encaminhamento das contribuições:

Telefone: (91) 3265-6751
E-mail: humanizacao@ophirloyola.pa.gov.br