Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEDICAÇÃO
English Version

Atletas de Escola vinculada à Segup brilham no campeonato brasileiro de karatê e conquistam 19 medalhas

Equipe se destaca em Fortaleza, com medalhas de ouro, prata e bronze, reforçando o crescimento da escola e o impacto social do esporte

Por Roberta Meireles (SEGUP)
26/11/2025 15h48

Atletas da Escola de Karatê do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Ekiesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), vivenciaram uma experiência brilhante no campeonato brasileiro de karatê, disputado em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 19 e 22 de novembro. Ao todo, os karatecas da Ekiesp, que integram a seleção paraense da modalidade, conquistaram 19 medalhas, sendo três de ouro, seis de prata e dez de bronze.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os resultados são muito importantes, pois demonstram o compromisso e a dedicação de cada um deles nos treinos realizados semanalmente no Iesp. 

“Nós estamos com a escola de karatê em funcionamento desde 2023 e os alunos têm colhido bons resultados, inclusive com participação a nível mundial do professor que os treina.  Para nós, é muito importante que em nossa estrutura de ensino de segurança pública, possamos oferecer a crianças, adolescentes e até adultos a prática do esporte, aproximando ainda mais a comunidade dos serviços de segurança e oferecendo a oportunidade de treinar, o que para muitos não seria possível em outras escolas de esporte. Portanto, parabenizo a todos que integram a Ekiesp, aos que participaram do Campeonato e por todas as vitórias alcançadas, as quais para nós são motivo de orgulho e motivação. Nosso objetivo é ampliar, cada vez mais, as oportunidades dentro da escola”, afirmou.

Subtenente Paulo Nascimento, treinador da Ekiesp e atleta

O campeonato ocorreu entre os dias 19 e 22 de novembro, e contou com a participação da seleção paraense de karatê, que foi integrada por 18 alunos da Ekiesp. 

Segundo o professor da Escola, subtenente PM Paulo Farias Nascimento, que se consagrou tricampeão brasileiro de karatê no certame, “esta foi uma competição muito importante para que nossos alunos pudessem ter acesso a uma competição com a grandiosidade de um campeonato nacional. Nas disputas, pudemos perceber que estamos no caminho certo e que o karatê praticado na Ekiesp está no mesmo nível do praticado no Brasil”. 

Ekiesp - Criada em 2018 e em funcionamento desde janeiro de 2023, a Escola atende servidores da segurança pública do Estado, filhos de militares e à comunidade do entorno da sede, localizada em Marituba, Região Metropolitana de Belém. As atividades realizadas diariamente na escola incluem treinamento físico, tático e técnico, com todo o apoio necessário para que os atletas possam representar o Pará entregando o seu melhor nos campeonatos, a exemplo deste campeonato brasileiro 2025.

Atleta Michele Castro

Entre as conquistas que marcaram a participação dos atletas paraenses do Iesp está a da atleta Michele Castro, de 42 anos, que participou pela primeira vez de uma competição nacional, conquistando três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze. Michele começou a frequentar a escola de Karatê levando o filho, e, após acompanhá-lo no campeonato brasileiro de 2024, quando o filho foi vice-campeão, decidiu iniciar os treinos na escola e esse ano foi campeã brasileira. 

“Para mim foi maravilhoso, foi uma experiência única. Poder chegar ali junto de todos aqueles outros atletas e mostrar tudo que eu aprendi no decorrer desses meses, quando tive muita preparação, tive que me superar, abrir mão de certas coisas, e, assim, foi um desafio muito grande, pois conciliar trabalho, família e os treinos era muito difícil, mas ainda assim, com toda a luta, com todos os desafios e dificuldades, consegui chegar ali e pude mostrar tudo que aprendi. Consegui trazer para o nosso Estado três medalhas, uma de ouro e duas de bronze. Portanto, sou grata por tudo que aconteceu, graças ao meu sensei, que me ajudou, não deixou que eu desistisse, sempre me incentivando a melhorar cada vez mais. Sou grata também a Deus, porque ele nos dá força, nos capacita e nos guia para que a gente continue caminhando. E aos meus familiares também, que sempre me apoiaram a não desistir e sempre procurar melhorar cada vez mais”, contou emocionada a atleta. 

Preparação 

Os atletas realizam treinamento diariamente no Iesp e, no mês de setembro, a Ekiesp promoveu um torneio interno de kumite (lutas) como preparação para o campeonato brasileiro de karatê, na quadra do Iesp em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O torneio reuniu cerca de 100 participantes, entre crianças e adolescentes, que integram a escola de Karatê do Iesp e de uma escola convidada, além da comunidade do entorno e familiares dos atletas.