Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO
English Version

Estudantes da rede estadual representam o Pará no Desafio Liga Jovem do Empreendedorismo

Competição promovida pelo Sebrae tem a participação, na etapa nacional, de três alunas da Escola Estadual Dr. Aníbal Duarte, que concorrem com o Projeto 'Biojoias da Amazônia'

Por Ivana Barreto (SEDUC)
26/11/2025 18h27

O ensino público do Pará ganha destaque nacional com a classificação de três estudantes da rede estadual para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem (DLJ), maior competição de empreendedorismo de impacto voltada para alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, promovida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As finalistas Michaella Sophia, Maria Gabriela e Ana Clara com o professor André Barbosa

As representantes do Pará são as estudantes Michaella Sophia Mendes e Maria Gabriela Almeida, do 8º ano do Ensino Fundamental, e Ana Clara Rosário Luz, do 9º ano, ambas da Escola Estadual Dr. Aníbal Duarte. Elas concorrem com o Projeto “Biojoias da Amazônia”, que já era desenvolvido pelo professor de Geografia e Estudos Amazônicos, André Barbosa.

O projeto incentiva os estudantes a criarem biojoias a partir de sementes de frutos regionais, combinando criatividade, preservação ambiental e geração de renda. A proposta une identidade amazônica, sustentabilidade e empreendedorismo, pilares valorizados na competição nacional.

Além de estimular o pensamento inovador, o projeto promove autonomia, valorização cultural e desenvolvimento de competências socioemocionais, reforçando o protagonismo estudantil dentro e fora da sala de aula.

Descobertas - A estudante Maria Gabriela relatou como a experiência transformou a visão sobre si mesma e a região. “Participar do Projeto Biojoias da Amazônia foi essencial na minha vida. Além de aprender técnicas e conhecer mais sobre as sementes e a floresta, eu descobri habilidades que não sabia que tinha. O Desafio Liga Jovem me ensinou a ter mais confiança, a falar em público e a me impor como jovem empreendedora”, disse a aluna.

O professor André Barbosa, orientador da equipe, destacou o impacto da conquista. “Participar da fase nacional do Desafio Liga Jovem, e representar o Pará, é uma honra imensa. Entre mais de 10 mil inscritos e mais de 600 projetos, estar entre os 27 melhores do Brasil mostra a força do nosso trabalho e o potencial dos nossos jovens. Coordenar um projeto que alcançou reconhecimento nacional é emocionante, e reafirma que, quando acreditamos e lutamos juntos, o Pará brilha no cenário brasileiro”, afirmou André Barbosa.

A equipe paraense avançou após a realização da etapa estadual, realizada no último mês, e agora representa o Pará na etapa nacional, que ocorrerá de 29 de novembro a 4 de dezembro.

Os vencedores da final receberão as seguintes premiações:

1º lugar (por categoria): viagem ao México, com tudo pago, para uma imersão de até 10 dias em espaços de inovação, atividades culturais e oportunidades de negócios.

2º lugar: notebooks para alunos e professores orientadores.

3º lugar: smartphones para alunos e professores orientadores.

Honra ao Mérito: smartphones e certificado para alunos e orientadores.