Igepps prepara aposentados para vida longa e saudável
Programa incentiva segurados inativos a conhecerem direitos e instrumentos para uma vivência digna e social na terceira idade
O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social realizou mais uma ação voltada à promoção do cuidado, do conhecimento e da reflexão sobre o processo de envelhecimento.
"Essa atividade de hoje é o ‘Rodas de Conversa: Bem-Viver Aposentadoria’, iniciada lá em 2019, quando percebemos essa demanda de maior proximidade do servidor aposentado com o Igepps", explicou Luzia Poça, psicóloga do Igepps.
O encontro reuniu segurados aposentados, criando um espaço acolhedor para diálogo e troca de experiências sobre os novos desafios e possibilidades dessa fase da vida.
A atividade abordou temas essenciais para a promoção de uma longevidade ativa e saudável. Um dos eixos centrais foi a garantia dos direitos da pessoa idosa, com destaque para a importância do Estatuto da Pessoa Idosa, das políticas públicas de proteção social e dos mecanismos de defesa e autonomia. Os participantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor os instrumentos que asseguram dignidade, respeito e participação social na terceira idade.
"Pessoas que eu conheço e trabalham aqui me falaram sobre o projeto e eu decidi vir. Achei uma oportunidade interessante de reescrever a minha história, de ser ouvida e está sendo muito bom, tanto que já estou participando de todas as rodas que estão tendo," disse a aposentada da Fundação Socioeducativa do Pará (Fasepa), Damaris Souza, de 64 anos.
Outro ponto de destaque foi a reflexão sobre a longevidade, entendida não apenas como aumento da expectativa de vida, mas como oportunidade de construir trajetórias com sentido, bem-estar e vínculos sociais. Foram abordados aspectos físicos, emocionais e sociais do envelhecimento, incentivando a adoção de hábitos saudáveis, o fortalecimento de redes de apoio e a valorização de projetos de vida após a aposentadoria.
A roda de conversa também integrou discussões sobre meio ambiente, reconhecendo que um envelhecimento saudável está profundamente relacionado a ambientes sustentáveis e cidades mais inclusivas. Nos debates, temas como qualidade do ar e da água, acesso a áreas verdes, mobilidade urbana e práticas cotidianas de sustentabilidade que contribuem para a saúde e o bem viver.
Para dona Dolores Valente, de 68 anos, o evento permitiu "um momento de comunicação entre os aposentados, de esclarecimento da realidade que a gente está vivendo e da gente conhecer as oportunidades enquanto aposentados. A alegria de estar convivendo com as pessoas e a troca de experiência é enorme," finalizou.
A participação ativa do grupo tornou o encontro um momento rico de compartilhamento e construção coletiva de saberes. A próxima edição do programa Rodas de Conversa será no dia 18 de dezembro.
“Atividade como essa reforça o compromisso do Igepps com a promoção da qualidade de vida dos servidores, incentivando o cuidado integral, a preparação para a aposentadoria e a valorização da pessoa idosa na sociedade”, pontuou o presidente do Instituto, Washington Albuquerque.
