Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Metropolitano recebe Selo Segurança do Paciente 2025

Reconhecimento leva em consideração o compromisso de unidades de saúde com as melhores práticas de qualidade e segurança na assistência prestada

Por Alberto Dergan (HMUE)
27/11/2025 15h17

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, foi reconhecido, nesta quarta-feira (26), com o Selo Segurança do Paciente 2025, concedido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP).

O certificado atesta o compromisso da unidade pública, que pertence à rede de saúde do governo do Pará, com as melhores práticas de qualidade e segurança na assistência em saúde.

Para receber o selo, as instituições de saúde de todo o Brasil precisam atender a alguns critérios, entre eles percentual de notificações classificadas como “Outra natureza” menor ou igual a 25%; tempo médio de detecção precoce menor ou igual a sete dias; e tempo médio de investigação menor ou igual a 45 dias.

“Cumprir esses requisitos exige um trabalho contínuo de monitoramento, análise e melhoria de processos. Isso significa que cada área do hospital está comprometida em identificar rapidamente situações de risco, investigar de forma eficiente e adotar medidas que elevem a segurança e a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, afirma a gerente de qualidade do HMUE, Jéssica Pinho.

Assistência 

De Vila Canopus, na área rural de Altamira, região do Xingu, Geneci Moreira esteve por mais de 40 dias acompanhando o filho em tratamento no Metropolitano e destacou a qualidade do atendimento recebido. “Fomos muito bem tratados desde o início. Os profissionais nos acolheram com respeito e cuidado, o que fez toda a diferença durante esse período difícil”, afirmou.

O Selo Segurança do Paciente é um importante indicador de conformidade com padrões de qualidade, podendo ser utilizado pelo hospital em materiais de divulgação e comunicação institucional.

“O reconhecimento reforça o compromisso de todos que fazem parte de HMUE em oferecer um atendimento seguro, baseado em protocolos rigorosos e no cuidado centrado no paciente. É um incentivo para continuarmos aprimorando nossos processos e garantindo excelência em cada atendimento realizado”, pontua o médico e diretor técnico do Metropolitano, César Passanezi.