Uepa realiza Encontro online sobre formação de professores de Química nos dias 2 e 4
Inscrições gratuitas e abertas para estudantes e professores da área
Trocas de experiências e de pesquisas marcam o V Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Entre os dias 2 e 4 de dezembro a programação será realizada em formato totalmente on-line. O evento representa mais um capítulo da trajetória de integração entre a universidade e escolas da Educação Básica, consolidando-se como espaço de reflexão, socialização da prática e da pesquisa, além de contribuir com o fortalecimento da formação docente, em especial para o ensino de Química. Para se inscrever e participar, as pessoas interessadas devem acessar o site do evento, onde também constam os links de inscrição e de transmissão das programações.
De acordo com a equipe organizadora, o Encontro foi pensando para ultrapassar aspectos de formalização de uma rotina acadêmica, pois “será um espaço de discussão que possibilite aos professores em formação inicial e continuada, a oportunidade de socializar e difundir as pesquisas e reflexões sobre a própria prática”.
Durante os três dias, serão apresentados trabalhos resultantes das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV — além de relatos de experiências desenvolvidas no âmbito de programas como Pibid, Residência Pedagógica, espaços não formais de ensino e pesquisas de pós-graduação vinculadas à formação docente. O encontro pretende, igualmente, fomentar reflexões sobre os aspectos teóricos e metodológicos que orientam a docência de Química — enfatizando os desafios, as potencialidades e a relevância social do estágio supervisionado no contexto da educação básica.
Podem participar licenciandos, pós-graduandos, professores da educação básica, formadores de nível superior e demais interessados nas áreas afins. A proposta do formato online busca garantir a participação ampla e plural, ampliando o alcance do debate para diferentes campi e municípios de atuação da Uepa. Para quem acompanha a história do evento, o V Encontro de 2025 dá continuidade a uma tradição iniciada há alguns anos — com edições anteriores promovendo reflexões sobre a formação de professores de Química na Amazônia, os desafios da prática docente, e a integração universidade – escola.
Estágio e formação
A importância de um estágio supervisionado bem pensado e socializado vai além da formação acadêmica individual. Como mostrou um estudo realizado com licenciandos da Uepa em Salvaterra-PA, o estágio curricular supervisionado contribui diretamente para consolidar competências didáticas e a compreensão crítica sobre o ensino de Química na rede pública.
Além disso — e especialmente no contexto amazônico — o encontro representa uma oportunidade para articular práticas pedagógicas, refletir sobre a realidade local e construir coletivamente formas de ensino que dialoguem com as especificidades regionais.
Texto de Fernanda Martins, jornalista (Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE)
