Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO AZUL
English Version

"Corrida Azul" contra o câncer de próstata é promovida pelo Hospital Regional de Tucuruí

Evento reuniu 133 participantes e reforçou a importância da prevenção ao câncer de próstata

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2025 18h16

Para encerrar as atividades da campanha Novembro Azul 2025, a equipe de coordenação do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) organizou, pelo segundo ano consecutivo, a Corrida Azul, que neste ano, ocorreu no último sábado (29). 

Nem mesmo a manhã fria e chuvosa desmotivou os corredores, que aceitaram o desafio de percorrer cinco quilômetros em busca das melhores colocações na 2ª Corrida Interna do HRT e Unacon, que este ano teve como tema “Cuidar da Saúde é Sinal de Amor à Vida”. A iniciativa reforçou a importância da atividade física como aliada na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

O evento reuniu 133 atletas - entre homens e mulheres, de diversas faixas etárias. No ato da inscrição, cada participante doou um quilo de alimento não perecível, destinado à Casa de Apoio da Igreja Batista da Vila Permanente, em Tucuruí, que acolhe voluntariamente pacientes em tratamento na Unacon.

Desmistificando preconceitos
O receio e o preconceito ainda afastam muitos homens da prevenção. Gustavo Lima de Azevedo, 55 anos, morador do bairro Paravoá, participou da corrida e ressaltou: “Eu sempre procuro manter minha saúde em dia por causa da minha idade. Acredito que devemos quebrar esse tipo de tabu. Quando nos cuidamos, evitamos e prevenimos muitas coisas. A saúde é essencial para uma vida saudável”. Ele reforçou ainda que “não existe idade certa para começar a cuidar da saúde”.

Laura Agripino Salatiel Gomes, 27 anos, moradora da Vila Permanente, participou da Corrida Azul acompanhando seu esposo, Paulo Gomes, 31 anos. Ela destacou a importância da iniciativa tanto para a prevenção de doenças entre os homens quanto pelo caráter solidário da arrecadação de alimentos. A Casa de Apoio da Igreja Batista da Vila Permanente realiza um trabalho voluntário essencial ao acolher pacientes e acompanhantes de outros municípios que fazem tratamento de saúde na Unacon, oferecendo alimentação e local para permanência.

Este ano, conforme destacou o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, Júnior Souto, a corrida tem sido uma importante aliada no autocuidado e na prevenção do câncer de próstata. Segundo pesquisas, homens que praticam atividades físicas têm até 30% menos chances de desenvolver a doença.

O objetivo da campanha Novembro Azul é sensibilizar especialmente os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce não apenas do câncer de próstata, mas também de outras doenças que afetam a população masculina. “O objetivo da campanha é combater o preconceito ligado aos exames preventivos e promover a saúde masculina de maneira mais abrangente, estimulando a realização de exames, eliminando preconceitos e ampliando a atenção integral à saúde dos homens”, ressaltou.

Os homens devem ficar atentos a sinais de alerta, como dificuldade ou dor ao urinar, sangue na urina e dores nas costas. Ao identificar quaisquer desses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico para realização dos exames adequados.

Os vencedores da corrida foram:
Oberdan Nabica Caldas – Serviço de Processamento de Roupas (Campeão da categoria masculina até 40 anos);
Emerson Costa do Espírito Santo – Setor de Qualidade (Campeão da categoria masculina acima de 40 anos);
Raquel Sousa da Silva – UTI (Campeã da categoria feminina até 40 anos);
Isabel Cabral Moreira – Serviço de Higiene e Limpeza (Campeã da categoria feminina acima de 40 anos).

Texto: Wellington Hugles/ HRT