Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO À CRIANÇA

Em Belém, homem é preso pelo crime de estupro de vulnerável

A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) da Santa Casa

Por Esther Pinheiro (PC)
03/12/2025 14h00

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), da Santa Casa, deu cumprimento, na manhã desta quarta-feira (3), ao mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável - a vítima é bisneta de 12 anos da companheira. O mandado foi expedido pela 1ª Vara de Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.

A investigação teve início após denúncia encaminhada pela escola em que a vítima estuda. Os educadores observaram que a criança apresentava sinais de automutilação e, após ser questionada pelos profissionais, ela revelou que vinha sendo vítima de abuso sexual feito pelo companheiro de sua bisavó. 

Em escuta especializada, realizada pela assistente social do Parapaz, a vítima revelou ser vítima do crime desde os 9 anos de idade. A criança também relatou que os abusos eram cometidos mediante ameaça por parte do suspeito, para que não revelasse a violência sofrida. Ela afirmou ainda que ao comunicar o fato à sua mãe, foi orientada por ela a não contar o caso a mais ninguém. 

“Durante as investigações, representamos pela prisão preventiva do suspeito pelo crime de estupro de vulnerável, majorado pelo parentesco e continuado. Após o cumprimento do mandado, o suspeito foi interrogado, onde confessou a prática de atos libidinosos com a vítima", relatou a delegada Wendy Braga, responsável pelo caso. 

Diante dos fatos, a autoridade policial também promoveu o indiciamento da mãe da criança pelo crime de estupro de vulnerável por omissão imprópria. Após os procedimentos necessários, o preso permanece à disposição da Justiça.

*Texto de Jacqueline Costa, estagiária, sob supervisão de Esther Pinheiro (Ascom/PCPA)