Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

HRPM fortalece cuidado humanizado com projeto “Terça da Desospitalização”

Iniciativa multidisciplinar avalia pacientes internados, garante planos de cuidado contínuos e otimiza recursos hospitalares, beneficiando eficiência e atendimento no Marajó

Por Governo do Pará (SECOM)
03/12/2025 18h01

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, vem consolidando o projeto “Terça da Desospitalização” como uma importante estratégia multidisciplinar para otimizar o cuidado clínico e a gestão hospitalar. A última edição, realizada nesta terça-feira (2), reuniu profissionais da equipe multidisciplinar para avaliar os pacientes internados, identificando aqueles aptos à desospitalização e garantindo planos de cuidado seguros e contínuos que fortalecem o cuidado centrado no paciente.

Cuidado humanizado e confiança dos pacientes
A iniciativa tem contribuído para a redução da taxa de ocupação, melhor aproveitamento dos recursos e fortalecimento da assistência humanizada, reforçando o compromisso do HRPM com a eficiência e a qualidade do atendimento.

“Me sinto muito seguro porque os profissionais transmitem confiança e são muito competentes. Este Hospital é uma bênção para a população”, afirmou Raimundo de Oliveira, 58 anos, que acompanhava o pai durante a internação. Para ele, “o atendimento dos profissionais é ótimo”.

Segundo o diretor Técnico do Regional do Marajó, Marcello Ferreira, a “Terça da Desospitalização” é um exemplo de como a colaboração e a comunicação entre os profissionais de saúde podem gerar resultados positivos para os pacientes e para a instituição.

“A iniciativa é fundamental para a gestão hospitalar, pois contribui para a otimização dos recursos, redução de custos e melhoria da eficiência do sistema de saúde”, destacou o diretor.
 
Dados e relevância da unidade
Neste ano, o HRPM completou 15 anos de funcionamento e, desde sua entrega em 2010, já ultrapassou a marca de 3,8 milhões de atendimentos. Esses números evidenciam a relevância da unidade hospitalar para a população marajoara, consolidando-a como referência em atenção à saúde pública na região.

Sobre o HRPM
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Pedro Amorim