PRF mobiliza apoio a crianças em tratamento no Hospital Oncológico infantil
Campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” promove arrecadações, atividades de acolhimento e doação de sangue em benefício dos pacientes
Nesta quarta-feira (3), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) recebeu a ação solidária “Policiais Contra o Câncer Infantil 2025”, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A mobilização buscou ampliar a conscientização e reforçar a relevância do diagnóstico precoce, fator determinante para aumentar as chances de cura e a sobrevida das crianças e adolescentes acometidos pela doença.
A programação inclui ainda a campanha “Quando você doa sangue, a brincadeira continua”, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), destinada a fortalecer o estoque de sangue e hemocomponentes utilizados no tratamento dos pacientes atendidos pelo hospital. Quem não conseguiu comparecer, basta ir a qualquer unidade do hemocentro e informar o código 1766 para destinar a doação para a unidade hospitalar.
“Realizamos duas ações emblemáticas no calendário do Hoiol. A primeira é a mobilização nacional da PRF em apoio ao combate ao câncer infantojuvenil. Enquanto a segunda é a campanha de doação de sangue, essencial para garantir o suporte transfusional aos nossos pacientes. Juntas, essas iniciativas fortalecem nossa rede de cuidado e elevam a qualidade do tratamento oncológico oferecido pelo hospital”, afirmou a coordenadora de Humanização do Hoiol, Natacha Cardoso.
O chefe de Comunicação Institucional da PRF no Pará, Salim Junis, destacou que “2025 marca a décima edição da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” realizada em colaboração com o Hoiol”. Criada em 2014, em Goiás, a iniciativa tornou-se parte do calendário nacional de ações sociais da PRF e é realizada no Pará desde 2015, no Hospital Octávio Lobo.
Segundo Salim, a campanha envolve arrecadação de alimentos não perecíveis, brinquedos e itens de higiene e limpeza, além de atividades de acolhimento para levar alegria às crianças em tratamento. “Cerca de 22 policiais participam diretamente da ação. Em razão da agenda da COP30, neste ano, a edição foi transferida excepcionalmente de novembro para dezembro e as doações seguem até o dia 15”, explica. Novos voluntários se aliaram à causa, porém a expectativa, afirma Salim, é “ampliar ainda mais a rede de parceiros e o impacto da mobilização nos próximos anos”.
Simbologia - A raspagem dos cabelos dos policiais é um dos momentos mais aguardados da programação, o ato simboliza apoio aos pacientes que perderam o cabelo em razão do tratamento quimioterápico. Pela primeira vez participando da programação, o PRF Jorge Angelim descreveu o momento como especial.
“O ato nos permite ter uma ideia do que essas crianças sentem ao perder o cabelo. Eu conversei com paciente, brinquei ao dizer para cortar meu cabelo direito, então ele respondeu ‘não se preocupe, você vai ficar bonito’. Conseguir tirar um sorriso de uma criança que está passando por um momento difícil, é realmente uma sensação única. A gente vem com a ideia de fortalecê-los, mas a gente é que sai renovado, é muito bom”, contou.
O sentimento é compartilhado pelo PRF Renan Santana. “Eu faço parte de uma polícia cidadã, que tem como um dos objetivos se aproximar da comunidade. Aqui, quando as crianças cortam o nosso cabelo, apesar de ser um gesto simbólico, é de grande valia para quem está enfrentando um tratamento difícil, longo e que mexe com a autoestima e o emocional. Então viemos mostrar apoio, interagir, trazer música, diversão e alegria para essas pequenas pessoas”, disse.
Joelma Lima, 42 anos, participou da programação juntamente com o filho João Lucas Lima, nove anos, que está em tratamento contra leucemia. “Meu filho está internado há 4 meses, e temos recebido muito apoio e carinho dos médicos. Esta ação colaborou para promover mais um momento de entretenimento, isso ajuda bastante para quem está há muito tempo hospitalizado”. Já o pequeno João estava “dirigindo” o automóvel da PRF, entre buzinadas e movimentos no volante do veículo estacionado em frente à instituição. “É dez, muito legal”, disse o menino.
Parcerias - A programação reuniu atividades lúdicas e apresentações musicais com a participação do palhaço Tio Bala, Banda Balada Kids, Banda da Guarda Municipal, Banda da polícia Militar, DJ Ruano, Fafa Maniva e Us Carapanãs, Paulo camelo, Lagoinha Music, Potentes do Brega e jogador Pedro Rocha (Remo) mascotes do Remo e do Paysandu. Além de distribuição de brindes, apresentação de cães farejadores e visitação às viaturas e motocicletas da PRF.
Além do Instituto Diretrizes, Organização Social que gerencia o Hoiol, a campanha conta com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), Departamento Municipal de Trânsito de Curuçá (Demutran), Guarda Municipal de Curuçá (GMC), Guarda Municipal de Belém (GMB), Grupo Laços de amor, ONG Amigos Voluntários do Pará (AVP), Projeto Amor Sem Fronteiras, Projeto Cabeleireiros Solidários, Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos “Amigas Guerreiras”.
Doações - A PRF receberá doações até o próximo dia 15 de dezembro, no ponto de arrecadação na sede administrativa, localizada no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), situado na av. Júlio César, 7060, bairro de Val-de-Cans, Belém - PA.
Texto: Leila Cruz- AscomHoiol
