Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO ALIMENTAR

Hospital Regional de Oriximiná intensifica acompanhamento nutricional dos pacientes internados

A nutrição clínica foca na avaliação, diagnóstico e tratamento das necessidades nutricionais dos internados

Por Governo do Pará (SECOM)
04/12/2025 15h39
Orientação na beira do leito

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) intensificou o acompanhamento nutricional dos pacientes internados por meio do Serviço de Nutrição Clínica. O nutricionista hospitalar atua em conjunto com a equipe multidisciplinar para desenvolver dietas personalizadas, orientar pacientes e familiares e definir o planejamento alimentar para a alta hospitalar.

Maria de Fatima Oliveria dos Santos

Uma das pacientes avaliadas recentemente foi Maria de Fátima Oliveira dos Santos, de 70 anos, moradora de Alenquer. “Estou internada devido a uma queda que sofri e fraturei o fêmur. Durante a minha internação não estava conseguindo me alimentar direito, e a nutricionista entrou com um suplemento para ajudar no meu tratamento”, relatou.

A nutrição clínica tem como foco a avaliação, diagnóstico e tratamento das necessidades nutricionais dos pacientes, contribuindo diretamente para a recuperação e evolução terapêutica.

Outra paciente que recebeu acompanhamento foi Elizabeth dos Santos Andrade, de 48 anos, de Monte Alegre, que sofreu uma fratura de tíbia. “Eu sofri uma fratura na tíbia, já fiz o primeiro procedimento e estou aguardando a segunda cirurgia. Agradeço a atenção da equipe do hospital. A minha alimentação está sendo ótima e todo dia recebo a visita da nutricionista para me avaliar”, afirmou.

Segundo a nutricionista Ila Maira Silva Farias, a conduta nutricional no HRMJ é iniciada ainda na admissão do paciente. “Nossa equipe é composta por três nutricionistas. Quando os pacientes são admitidos, realizamos a anamnese alimentar, a triagem nutricional e a antropometria. A partir desses dados, definimos a conduta de acordo com a necessidade de cada um”, explicou.

Intervenção clínica com a equipe de nutrição

Durante a internação, a nutricionista trabalha em conjunto com médicos, enfermeiros e outros profissionais para definir a melhor abordagem de cuidado. A prescrição dietética é médica, de acordo com a equipe de nutrição. A enfermeira Yasmin Franco reforçou a importância desse trabalho integrado.

“Nutricionistas clínicos têm uma atuação fundamental no tratamento dos pacientes. Eles avaliam individualmente e formulam planos nutricionais. Não é uma tarefa simples: é preciso adaptar uma dieta balanceada e rica em nutrientes para cada caso”, destacou.
Ela também ressaltou como o estado nutricional interfere diretamente no tempo de internação.

“A condição nutricional impacta no tempo de permanência no hospital e na resposta ao tratamento medicamentoso. Os nutricionistas acompanham o paciente diariamente, desde a admissão até a alta para que seja um processo assistencial seguro, contribuindo para acelerar a desospitalização e reduzir reinternação”, concluiu.

Atendimento humanizado 100% SUS - O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é referência em Ortopedia e Traumatologia na região da Calha Norte. A unidade dispõe de 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos de acolhimento, oferecendo atendimentos de média e alta complexidade.

O hospital conta com atendimento multidisciplinar, reunindo equipes de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, garantindo cuidado integral e humanizado aos pacientes — 100% pelo SUS.

Texto: Uéliton Martins