Seap integra ação solidária em apoio a crianças em tratamento oncológico no Pará
Mobilização reuniu policiais penais no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, com atividades lúdicas e campanha de arrecadação de alimentos
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou da ação “Policiais Contra o Câncer Infantil”, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa, realizada nesta quarta-feira (4), levou atividades lúdicas, acolhimento e interação às crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, reforçando o compromisso do Governo do Pará com ações sociais que fortalecem redes de cuidado e apoio às famílias.
A presença dos policiais penais foi destacada pelo secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, que ressaltou o significado da ação conjunta.
“A Seap foi convidada e envolvida nesse projeto grandioso, que traz à luz da sociedade paraense a importância da Polícia Penal e do trabalho da secretaria. Levamos uma manhã lúdica, em que podemos olhar nos olhos das crianças a esperança da recuperação. Isso não tem preço e tem um valor extraordinário para nossa instituição”, afirmou.
A ação integra o calendário nacional alusivo ao Dia de Combate ao Câncer Infantil, celebrado em 23 de novembro. Paralelamente, a Seap desenvolve uma campanha de arrecadação de alimentos destinada ao Instituto Áster, que acompanha famílias de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A mobilização segue até 5 de dezembro, com pontos de coleta na sede da secretaria e nas unidades prisionais. Entre os itens prioritários estão leite, mingau, arroz, feijão, macarrão, massa para sopa e bolachas tipo “Maria” ou “cream cracker”.
Engajamento dos servidores amplia impacto das ações
A diretora de Atendimento Biopsicossocial (DAB), Michele Holanda, destacou o envolvimento da equipe. “A Seap, pelo segundo ano consecutivo, participa de uma ação solidária destinada às crianças e adolescentes em tratamento e às suas famílias. Os servidores estão doando gêneros alimentícios que serão entregues ao Instituto Áster para a confecção de cestas básicas”, afirmou.
Ela também lembrou da participação dos policiais penais na campanha de doação de sangue do Hemopa. “Nossos policiais estão interagindo com as crianças, participando das atividades e realizando doação de sangue. Para a Seap é uma honra integrar ações como esta”, reforçou.
A policial penal Karla Freitas, da SAGO, participou tanto da visita quanto da doação de sangue. “Estar presente neste evento, como servidora e como cidadã, é de extrema relevância. O coração transborda de alegria e me sinto privilegiada por contribuir. Devemos amar o próximo como a nós mesmos, e a partilha é uma expressão desse amor.”
Ela afirmou que pretende continuar engajada. “Quero seguir participando de ações dessa natureza, pois o senso de propósito nos traz grandes aprendizados.”
O diretor da UCR Marituba I, Geraldo Gomes, também reforçou o caráter humano da iniciativa. “É uma ação muito humanitária, que envolve os setores da segurança pública e demonstra que a Seap se preocupa com esse lado humano da sociedade. Estamos mobilizados na arrecadação de alimentos para contribuir com as crianças acometidas por uma doença tão sensível e delicada.”
Para ele, o gesto dos servidores tem impacto direto no bem-estar emocional das famílias. “Precisamos ter esse olhar de humanidade. Foi uma ação muito importante, realizada pela PRF, e estamos juntos nesse apoio.”
