Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIATIVIDADE

Projeto 'Trilhas Formativas' encerra com premiações no PCT Guamá

A ação integra o Programa 'ModaLab: Cria, Inova e Transforma”, e visa estimular o empreendedorismo, a criatividade e a autonomia financeira de mulheres atendidas em Usinas da Paz

Por Kelvyn Gomes (PCTGuamá)
05/12/2025 17h56

O Programa “Trilhas Formativas” encerrou mais um módulo de atividades nesta sexta-feira (5), no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, com a apresentação dos pitches construídos ao longo da formação, um coquetel e um torneio entre as empreendedoras. A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) visou estimular o empreendedorismo, a criatividade e a autonomia financeira de mulheres atendidas nas Usinas da Paz do Guamá, Bengui e Cabanagem, na capital paraense, e fez parte do Programa “ModaLab: Cria, Inova e Transforma”.

A iniciativa reuniu mulheres atendidas nas Usinas da Paz do Guamá, Bengui e Cabanagem

Maria das Dores, uma das campeãs da mentoria, deve auxiliar na profissionalização das marcas que surgiram ao longo do processo de formação. Segundo ela, além da oportunidade de mentoria o que mais marcou foi o aprendizado. “Eu aprendi muito mais! Eu já costurava, mas a professora me fez acreditar que eu posso conseguir fazer, com uma roupa usada, novas peças. Eu aprendi a refazer e tornar uma peça velha uma nova roupa”, contou.

O grupo que conquistou o prêmio deverá ser acompanhado de perto por profissionais da área, para fortalecer o novo empreendimento. “Quando veio agora essa oportunidade, nós somos quatro, e a gente formou essa equipe pra montar nossa empresa. Estamos com um projeto, ainda botando em prática, mas logo estará tudo pronto e dando tudo certo”, afirmou Benedita Correia, uma das integrantes da equipe vencedora.

Vencedoras da premiação

Sustentabilidade - A ação também estimulou o empreendedorismo de forma sustentável, a partir de práticas como a economia circular. “Aprendi com as meninas, com a professora, a costurar, a reaproveitar as roupas que são usadas para fazer novas roupas, para circular. Porque a roupa circula”, afirmou Marlene Rodrigues.

Além da possibilidade de geração de emprego e renda, o projeto ajudou na autoestima de mulheres donas de casa. “Fiquei mais confiante para continuar. Eu tava meio para baixo. Dizia para as meninas que não queria mais continuar, porque eu tava muito ruim mesmo. Agora me deu um tchan!”, garantiu a aluna.

Beatriz Ornelas, CEO da Combinô: 'entregar dignidade e autoestima'

Incubadora de oportunidades - Beatriz Ornelas, CEO da Combinô, startup residente do Parque de Ciência e Tecnologia, complexo do Governo do Pará administrado pela Fundação Guamá, destacou a importância da capacitação em moda circular realizada nas Usinas da Paz, em parceria com o Projeto ModaLab, como um potente estímulo para o empreendedorismo feminino. “A gente está muito feliz e muito honrada em poder entregar dignidade e autoestima através da moda. A gente realmente acredita que a moda é capaz de inovar, de transformar, de levar dignidade, e é isso também que o ModaLab fez com tantas mulheres da comunidade que fizeram parte dessa capacitação”, ressaltou. A empresa foi responsável pela doação das peças para as formações.

Renato Cortês, coordenador do Programa Starta Pará, explicou que o objetivo é transformar a arte da costura em um empreendimento sustentável, fornecendo a estrutura de empresa. “E o que a gente espera que elas desenvolvam são as principais competências dentro de um negócio. É uma competência que ninguém ensina, que é abrir os olhos. A outra é fazer conta direitinho, para poder perceberem a questão do cálculo do retorno, da venda. Isso é uma estruturação, mas que não precisa ser difícil”, completou o coordenador.