Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur promove vivência na Ilha do Combu aos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Vivência incluiu visita a fábrica de chocolate, gastronomia paraense e imersão no modo de vida amazônico

Por Sâmia Maffra (SETUR)
08/12/2025 18h17

Uma manhã de vivência e imersão na gastronomia, na cultura, na produção associada ao turismo e no modo de vida amazônico. Esse foi o objetivo da visita promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) aos representantes da Braztoa, Embratur, Sebrae e aos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade na Ilha do Combu, na manhã desta segunda-feira (8).

A primeira experiência foi na fábrica de chocolate Filha do Combu, onde os participantes puderam conhecer sobre a história do cacau e chocolate produzido na Ilha, a importância da preservação ambiental e sobre a produção sustentável dos chocolates da empreendedora dona Nena. 

"Aqui na fábrica a gente faz o máximo possível para trabalhar todos os produtos dentro da sustentabilidade. Hoje temos um leque não só de chocolate, mas também os derivados de cacau, o chocolate fino e vários produtos que vêm direto da floresta, como o araçá, que a gente transforma em licor, o jenipapo também em licor, o cupuaçu vira doce, vira suco, vira recheio de bombons. Fazemos também parcerias para trazer das pessoas da comunidade os produtos, que são absorvidos para que o produtor ganhe e também seja uma oportunidade de divulgar nosso estado", comentou dona Nena.

Atualmente, a fábrica produz aproximadamente 80 produtos, entre sabores de chocolate, licores e doces artesanais. "Sempre falo para as pessoas que eu defendo isso aqui porque é a minha casa, é a minha ilha, é o meu território. E a gente tenta manter esse território com a floresta em pé, trazendo oportunidade para pessoas da própria comunidade, gerando emprego, gerando renda para elas, seja diretamente na empresa ou absorvendo a produção", acrescentou Nena.

Após a visita a fábrica, os finalistas foram recebidos no restaurante Porto Combu, para uma imersão na gastronomia regional preparados pelo chefe Arturo Baéz. "Não tem como falar de turismo e cultura sem falar de gastronomia. O trabalho que nós fazemos aqui é o trabalho de enaltecer a cultura e a gastronomia amazônica de forma sustentável, então a gente faz esse movimento de servir com responsabilidade, para que outros prêmios como o de Cidade Criativa da gastronomia, título da Unesco, venham para Belém, venham para o Pará. Toda essa experiência que proporcionamos aqui é feita com muito amor, com muito carinho e, acima de tudo, com muito respeito ao bioma amazônico. É um trabalho que já fazemos há uns anos. E com a vinda da COP corroborou para que esse trabalho aparecesse para o mundo e agora é continuar, tanto para o povo do Pará quanto para o povo brasileiro que quer conhecer o nosso pedacinho da Amazônia", sintetizou o chefe Baez.

Entre as iniciativas finalistas que participaram da vivência, estava o projeto Ibiti, de Ibitiboca, em Minas Gerais, projeto de território regenerativo de mais de 6 mil hectares que trabalha com regeneração e conservação de espécies que estão ameaçadas de extinção na Mata Atlântica. "É uma honra a gente estar como finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Trabalhamos com regeneração de territórios, com comunidade, com o social, e poder estar aqui, em Belém, nessa experiência imersiva, junto com a comunidade, junto com produtores, foi incrível. Isso é regeneração, é conhecimento do território e a gente poder levar isso também. Então é uma grande troca, uma inspiração, a gente inspira e somos inspirados por esses movimento lindo de sustentabilidade", afirma Raquel Pazos, responsável pelo projeto.

“A vivência no Combu de hoje foi uma experiência amazônica completa, os convidados e finalistas do prêmio puderam conhecer e experimentar um pouco do que o Pará tem à oferecer, a Dona Nena como sempre é um aprendizado em relação a a conservação da floresta aliado a produção de cacau e chocolate, e o restaurante Porto Combu é algo ímpar, uma estrutura preparada para receber os visitantes também com uma preocupação ambiental. Acredito que todos tiveram a oportunidade de viver a experiência amazônica autêntica”, avalia Allyson Neri, gerente da Diretoria de Produtos Turísticos da Setur.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 

Os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão conhecidos hoje a noite, durante cerimônia no teatro estação Gasômetro, a partir das 19h.

O prêmio celebra as melhores práticas de turismo voltadas à inovação, responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável. 

A premiação chega a sua 13ª edição e pela primeira vez será realizada no Norte do País, em Belém. A edição deste ano destaca o papel central da Amazônia, refletido no número expressivo de iniciativas da região e no protagonismo do Estado anfitrião. As ações inscritas vêm de 13 Estados, representando todas as cinco macrorregiões do Brasil. O Pará é um dos destaques, com seis iniciativas finalistas, reforçando a relevância amazônica no turismo sustentável nacional.